EXÉRCITO APOIA MISSÕES DE RESGATE DE INDÍGENAS

O Exército Brasileiro tem desempenhado um papel fundamental no apoio às missões de resgate de indígenas em território Yanomami. As missões têm como objetivo proteger os povos indígenas da região e garantir sua segurança em meio a conflitos violentos e invasões de garimpeiros ilegais. 

Além de fornecer apoio logístico e de segurança, o Exército também tem trabalhado em parceria com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil para desenvolver estratégias para a proteção dos indígenas e preservação da floresta amazônica. 

A presença do Exército na região tem sido uma importante medida de proteção para os povos indígenas e um exemplo de como as forças armadas podem desempenhar um papel fundamental na proteção do meio ambiente e dos direitos humanos.

Desde o dia 22 de janeiro, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º B Av Ex) emprega na operação aeronaves HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar no transporte aéreo logístico para a Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima, cooperando com a operação de ajuda humanitária aos brasileiros indígenas.

Um homem de 20 anos, membro da aldeia Polassai, na terra indígena Yanomami, foi transferido com ferimentos para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em voo com duração de 4 horas, em um helicóptero UH-60M Black Hawk do Exército Brasileiro (EB). O atendimento a bordo da aeronave foi realizado pela equipe médica da Secretaria Especial de Saúde Indígena, com apoio de segurança da Força Nacional. 

Desde o dia 22 de janeiro, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º B Av Ex) emprega na operação aeronaves HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar no transporte aéreo logístico para a Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima, cooperando com a operação de ajuda humanitária aos brasileiros indígenas. Crédito: Müller Marin.

A parceria entre o Exército e outros órgãos governamentais e organizações da sociedade civil é essencial para o sucesso das operações de resgate e proteção dos indígenas e do meio ambiente. A ação conjunta tem permitido a coordenação de esforços e a implementação de medidas mais efetivas para garantir a segurança e a integridade dos povos indígenas e da fauna e flora da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário