19/08/2013 - Helicóptero mais rápido do mundo bate novo recorde



O helicóptero híbrido X3 da Eurocopter abriu as fronteiras da aviação ao atingir um marco de velocidade de 255 nós, o equivalente a 472 km/hora em um voo nivelado operado na França, no início do mês de junho de 2013. 

Alguns dias antes desta conquista, o X3 já havia atingido uma velocidade de 487 km/hora durante uma descida. Com estes dois sucessos, o X3 supera os recordes de velocidade já registrados para um helicóptero. 


O registro aconteceu durante voo de 40 minutos na região de Istres, sul da França, a cerca de 10.000 pés de altitude. 

O X3 conta com motor RTM 322, o mesmo que impulsiona o NH90. Incorpora um FADEC adaptado aos requisitos deste demonstrador de alta velocidade. Este conceito é bem adequado para missões que requerem longos voos em altas velocidades, mantendo a capacidade de decolagem vertical e capacidade de pairar - tudo a um custo muito acessível. 

A Eurocopter prevê uma ampla gama de potenciais aplicações para a sua configuração híbrida, incluindo busca de longa distância e operações de salvamento (SAR), missões da guarda costeira, patrulha de fronteira, transporte de passageiros e transporte aéreo offshore, juntamente com serviços de transporte intercidades. 

A combinação de altas velocidades de cruzeiro e excelente desempenho VTOL também é bastante adequada para missões militares, como operações de forças especiais, transporte de tropa, combate SAR e evacuação médica. 

FONTE: IG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado