BATALHA DE JENIPAPO, NORDESTE CELEBRA 200 ANOS DA BATALHA

 

A Batalha do Jenipapo ocorreu em 13 de março de 1823, em Campo Maior, no estado do Piauí, durante a luta pela independência do Brasil. Foi um episódio importante da história brasileira, pois marcou a resistência dos nordestinos contra as tropas portuguesas que tentavam recolonizar o país após a proclamação da independência.

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) é uma organização militar do Exército Brasileiro que tem sede em Recife, Pernambuco. Ele é responsável por coordenar e executar as atividades operacionais e administrativas do Exército na região Nordeste do Brasil.

Cerca de 200 brasileiros foram mortos e 542 aprisionados pelo Exército Português. Do lado português, 116 soldados morreram e 60 ficaram feridos. Apesar do grande número de baixas nacionais, a batalha impediu o avanço português e colaborou para a sua retirada definitiva do território brasileiro. 

A celebração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo é uma homenagem aos heróis que lutaram pela independência do Brasil e um momento para destacar a importância da região Nordeste no contexto histórico do país. O CMNE, juntamente com outras organizações e entidades, realiza diversas atividades em comemoração a essa data, como desfiles militares, exposições e palestras.

Além de ser uma homenagem aos heróis do passado, a celebração da Batalha do Jenipapo também serve como um lembrete da importância de preservar a soberania e a independência do país nos dias de hoje. O Exército Brasileiro, por meio do CMNE, continua a desempenhar um papel fundamental na defesa da pátria e na proteção da população brasileira.

Fonte: Comando Militar do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário