Pular para o conteúdo principal

28/05/2013 - Denúncias de extorsão da Guarda Nacional da Venezuela serão discutidas pelo CREDN


Turistas brasileiros denunciam casos de revistas constrangedoras e “cobrança de multas” de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros


Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública nesta terça-feira, 28, às 14h, para discutir as providências adotadas pelo governo brasileiro em relação às denúncias de assaltos e extorsões praticados por membros da Guarda Nacional da Venezuela e por militares do Exército daquele país, contra brasileiros que ali ingressam por via terrestre.
A audiência foi requerida pelos deputados Francisco Praciano (PT-AM) e Janete Rocha Pietá (PT-SP). Foram convidados o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Chico Guerra, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Abdala Fraxe, e um representante do ministério das Relações Exteriores.
Francisco Praciano explicou que em fevereiro, foi criada uma Frente Parlamentar com membros das assembleias legislativas do Amazonas e de Roraima, para reivindicar a adoção por parte do Itamaraty, de medidas que garantam a segurança dos turistas brasileiros na Venezuela.
O parlamentar lembrou que desde 2009 são registrados casos de revistas constrangedoras e a cobrança de multas de até R$ 2 mil, sem que sejam apresentadas provas ou qualquer tipo de recibo aos brasileiros.
Vítimas dos assaltos e extorsões criaram uma página na rede social Facebook intitulada “Eu não viajo mais à Venezuela”, atualmente com três mil seguidores.
“A gravidade da situação culminou com o assassinato do empresário Ernandes da Silva Gomes, em fevereiro deste ano, quando retornava de viagem à Venezuela em direção a Boa Vista”, explicou Praciano.
Na avaliação de Janete Rocha Pietá, “tendo em vista a quantidade recorrente e crescente de denúncias e com o objetivo de resguardar os interesses dos brasileiros que visitam a Venezuela, bem como as relações diplomáticas entre os dois países, queremos conhecer as providências tomadas pelo ministério das Relações Exteriores e aquelas que ainda necessitam ser implantadas para a solução da questão”.
FONTE/FOTO: Assessoria de Comunicação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional/UOL viagem   VIA: FORT.JOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado