25/04/2013 - Comissão da Integração vai conhecer trabalho do Exército na Amazônia


Missão oficial formada por parlamentares visitará instalações militares responsáveis pela proteção das fronteiras nacionais.

Deputados da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia embarcam nesta quinta-feira (25) para Manaus (AM), em viagem promovida pelo Exército, com apoio operacional da Aeronáutica. O objetivo da viagem é divulgar o trabalho realizado pelos militares na proteção das fronteiras e na manutenção da soberania nacional.
Em Manaus, os parlamentares serão recebidos no Comando Militar da Amazônia, onde assistirão a uma palestra do comandante do CMA, general Eduardo Villas Bôas. Em seguida, o grupo se desloca para o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. A programação do primeiro dia de trabalho ainda prevê a visita às instalações do Centro de Instrução de Guerra na Selva.
Na sexta-feira (26), a missão partirá para o município de Tabatinga, onde está sediado o Comando de Fronteira do Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva.
De Tabatinga, o grupo será transportado de helicóptero para o 2° Pelotão Especial de Fronteira de Ipiranga, ponto extremo e isolado da Amazônia brasileira, localizado a 500 metros da Colômbia. “Aqui está o chamado braço forte do Exército brasileiro, a única presença do Estado responsável pelo atendimento da comunidade. Lá, o Exército significa cultura, segurança, saúde e educação”, ressaltou o presidente da comissão, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). O retorno do grupo a Brasília está previsto para sábado (27).
Eventos internacionais 
Goergen considera a viagem importante porque acontece às vésperas da Copa das Confederações. Segundo Jerônimo, os olhos do mundo se voltam para o Brasil. “Vamos mostrar que temos condições de sediar eventos internacionais e oferecer toda a segurança aos visitantes”, garantiu o parlamentar.
A presidente Dilma Rousseff já anunciou a realização de uma grande operação militar em 16 mil quilômetros de fronteiras para coibir a criminalidade e oferecer mais segurança durante a Copa das Confederações, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho. O evento está sendo considerado um teste para a Copa do Mundo de 2014.
Além de Goergen, participam da missão os deputados Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) e Raul Lima (PSD-RR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado