Pular para o conteúdo principal

29/01/2013 - Multidão toma centro de Santa Maria para homenagear vítimas

Multidão toma centro de Santa Maria para homenagear vítimas

Santa Maria, 28 jan (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram na noite desta segunda-feira em uma praça do centro da cidade de Santa Maria para render uma homenagem silenciosa às vítimas do incêndio da boate Kiss, que na madrugada do domingo deixou pelo menos 231 mortos e mais de 100 feridos.
A polícia não deu números da quantidade de participantes, mas alguns organizadores da manifestação calcularam em mais de cinco mil pessoas.
  •  
  •  

Menina chora em homenagem silenciosa às vítimas do incêndio da boate Kiss na noite desta segunda-feira em Santa Maria. EFE
A convocação foi uma iniciativa espontânea da população, que usou as redes sociais para chamar as pessoas a honrar a memória dos falecidos, em sua maioria jovens universitários, e pedir punição aos responsáveis pela tragédia, a pior desse tipo registrada no Brasil em mais de 50 anos.

A homenagem começou ao cair da tarde com uma missa na Praça Saldanha Marinho e, horas depois, foram se somando aos presentes grupos variados que chegaram pelas ruas adjacentes.
Muitos levavam balões brancos nos quais estavam escritos nomes das vítimas, adesivos pretos com letras brancas nos quais estava escrita a palavra "Luto" e cartazes pedindo "Justiça".
"Houve negligência de todas as partes, especialmente dos donos da boate" por supostamente não ter extintores nem saídas de emergência no local, disse à Agência Efe Igor Zuchetto, um jovem que, como grande parte das pessoas desta cidade de 261 mil habitantes, tinha um parente, amigo ou conhecido entre as vítimas.
Zuchetto relatou que conhecia o acordeonista Danilo Jaques, único integrante da banda Gurizada Fandangueira morto no incêndio, que começou, segundo sobreviventes, quando um dos membros do grupo ativou um efeito pirotécnico no palco, cujas faíscas incendiaram rapidamente a espuma do teto usada como isolante acústico.
"A justiça demorará um pouco, porque tudo demora neste país, mas chegará", acrescentou.
A concentração partiu depois em direção a uma rua próxima onde estava a boate, cenário da catástrofe, e a intenção da multidão era caminhar até o ginásio esportivo do município que ontem foi improvisado como sala de velório coletivo.
Na frente das ruínas da boate Kiss, um morador pendurou um cartaz no qual se podia ler: "Nada justifica 231 assassinatos", enquanto participantes da manifestação exibiam outros com frases como "Santa Maria chora", "Fé, força e coragem para continuar", "Pedimos justiça" e "Paz para as famílias".
Antes de somar-se à manifestação, várias pessoas passaram na frente da boate para depositar flores pelos falecidos, dos quais pelo menos 101 eram estudantes de diferentes faculdades da Universidade Federal de Santa Maria.
A polícia definiu hoje que os empresários Mauro Hoffman e Elissandro Spohr, donos do estabelecimento, e dois integrantes da banda de músicos, entre eles o que supostamente usou o efeito que desencadeou a tragédia, permanecerão sob detenção enquanto as causas do acidente estão sendo investigadas.

Comentários

  1. A negligência de mãos dadas com o abandono a que estávamos submetidos é a responsável por esta CHACINA, que hoje, 30 de janeiro de 2013, contabiliza 235 mortos.

    ResponderExcluir
  2. Um governante que se faz de CEGO,SURDO e MUDO foi conivente com esta CHACINA, que até hoje,30 de janeiro de 2013 matou 235 inocentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário