03/10/2012 - Defesa entrega helicópteros para apoiar operações de monitoramento na Bolívia


Defesa entrega helicópteros para apoiar operações de monitoramento na Bolívia
alt

Brasília, 03/10/2012
 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, entregou hoje, na Base Aérea de Santa Cruz de la Sierra, dois helicópteros H-1H Iroquois, de um total de quatro aeronaves doadas pelo Brasil à Bolívia. Os equipamentos serão utilizados para apoiar esforços de vigilância e operações de monitoramento do país vizinho.  A iniciativa visa fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países na área de defesa. A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales. 


A doação, aprovada pelo Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 12.679, de 25 de junho de 2012, foi acertada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente boliviano, em 2008, durante Reuniões de Cúpula da Costa do Sauípe.

O objetivo da ação é estreitar laços de amizade e permitir participação mais efetiva do Brasil em questões internacionais, por meio da colaboração com as Forças Armadas coirmãs no cumprimento de suas missões, dentro das possibilidades de cada instituição militar brasileira.

Segundo a Exposição de Motivos do Ministério da Defesa, enviada ao Congresso no início do trâmite do projeto, “a doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre Brasil e a Bolívia no contexto sul-americano, estreitando ainda mais os laços de cooperação mútua, tão necessários na atual conjuntura internacional”.




Os aparelhos integram a frota desativada da Força Aérea Brasileira. De acordo com o projeto, “em razão da existência, no mercado, de outras aeronaves mais modernas e menor custo operacional, as aeronaves H-1H possuem um valor residual que não compensa ao Brasil, economicamente, a sua alienação, por se tratar de um equipamento fabricado há varias décadas”.

Antes de serem entregues, as aeronaves passaram por um rigoroso processo de revitalização, para garantir que estivessem plenamente operacionais e seguras. Os trabalhos foram realizados durante cerca de um ano, no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro, e incluíram a renovação dos sistemas hidráulicos, eletrônicos e de combustível. 

Os helicópteros são do tipo multiuso, ou seja, servem tanto para transporte de tropas quanto para ações de combate. De acordo com a Exposição de Motivos do ministério, a Bolívia mencionou a possibilidade de uso das aeronaves em operações de combate ao narcotráfico. A manutenção dos equipamentos doados ficará a cargo da Bolívia. Os demais helicópteros devem ser doados ainda este ano.

Fotos: Sargento Johnson/FAB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário