26/09/2012 - Prisão de araponga acende luz de alerta na Câmara

Prisão de araponga acende luz de alerta na Câmara
26 Set 2012

Deputada quer explicações sobre o caso do agente da Abin detido por hackear contas de centenas de colegas do órgão

JOÃO VALADARES


A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), quer que o Congresso Nacional convoque o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza, para prestar esclarecimentos sobre a prisão de um espião nas dependências do órgão. O caso do agente infiltrado, que é servidor da agência e já havia conseguido hackear 238 senhas de investigadores, foi revelado pelo Correio na semana passada. Ele foi solto um dia depois de pagar fiança no valor de três salários mínimos e meio.
Ontem, a parlamentar encaminhou requerimento à presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) solicitando a presença das autoridades para um encontro reservado. "Reputamos esse fato como de extrema gravidade, visto que a Abin trabalha com assuntos de segurança nacional e conteúdos altamente sigilosos, informando diariamente a presidente da República sobre assuntos relevantes que podem influenciar na sua tomada de decisão", salientou.
A deputada julga importante esclarecer o episódio o mais rápido possível. "Preocupa-nos, portanto, saber que o órgão encarregado de executar as atividades de inteligência do país, e também responsável pela salvaguarda e segurança da sociedade e do Estado, apresente tamanha vulnerabilidade." No requerimento, encaminhado ao presidente da CCAI, senador Fernando Collor (PRB-AL), Perpétua ressalta que é importante aferir o nível de proteção dos dados guardados pela Abin. "Solicito a realização, com a urgência que o caso requer, de uma reunião no âmbito dessa comissão, com o fito de obtermos esclarecimentos detalhados sobre a extensão dos danos causados pela ação delituosa do agente da Abin."  resenha/militaresbrasil

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado