23/09/2012 - Aeronaves deslocamento de pequenas frações


Aeronaves do Exército realizam deslocamento de pequenas frações
Um dos fatores críticos para a realização das atividades previstas na Operação Amazônia 2012 é a perfeita mobilidade da tropa. Pequenas frações precisam ser deslocadas de um ponto ao outro, com rapidez, para o prosseguimento das missões.
Para o cumprimento dessas atividades, o Exército conta com o apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Manaus, dotado de helicópteros de combate e de transporte de pessoal.
Além desse batalhão, a Força Terrestre pode ser apoiada, também, por aeronaves da Força Aérea Brasileira, caracterizando o emprego conjunto das Forças.
Nossa equipe acompanhou o deslocamento aéreo de um pelotão, composto por cerca de 30 militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), da região de Aiapuá até a Base Aérea de Manaus. Neste voo, de aproximadamente uma hora e trinta minutos, foram necessárias duas aeronaves, um helicóptero Cougar e um Black Hawk.
As dificuldades existentes nos locais de pouso determinaram os procedimentos. Desta vez, para que ocorresse o embarque da tropa, as duas aeronaves alternaram o pouso no local escolhido em Aiapuá.
Primeiro pousou o Cougar e depois o Black Hawk, ambos sem cortar os motores. Isso porque os pilotos não conheciam as condições do solo, tornando o pouso de elevado risco. Após o rápido embarque, precedido pelo cuidadoso pouso, os soldados puderam retornar para a sede do 1º BIS em segurança, com as aeronaves empregadas prontas para o cumprimento de uma nova missão de defesa da nossa Amazônia. operacoes/militaresbrasil

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário