29/01/2016 - Após morte de soldado do Exército, manifestantes fecham BR-040

Diego Pereira de Jesus Assis, 20 anos, foi baleado na cabeça durante tentativa de assalto em ônibus.
Cerca de 500 pessoas fecham os dois sentidos da BR-040, no Km 3, próximo ao Valparaíso, neste momento em protesto contra a falta de segurança no transporte público. A manifestação começou por volta de 11h30 desta quinta-feira (28) por parte de funcionários da empresa de ônibus G20. No entanto, moradores da região se juntaram ao protesto.

De acordo com uma das organizadoras do protesto, Danúbia Gonçalves de Abreu, os assaltos estão cada vez mais constantes nas linhas que cobrem as cidades do Entorno. “O motivo principal do protesto é insegurança que sentimos dentro dos ônibus. Todos os dias somos ameaçados por bandidos ou por transporte pirata”, diz. Os manifestantes exigem a presença da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para negociar ações de segurança mais efetivas na região.
Números da Secretaria de Segurança Pública do DF dão conta de que os assaltos a ônibus aumentaram 136% em comparação ao mesmo período de 2015. A PRF informou que há um trabalho de ronda e fiscalização na BR-040, mas assume que assaltos são comuns na rodovia. Uma equipe de policiais monitora a manifestação e negocia com manifestantes a liberação de uma parte da pista.

Violência
O assassinato do soldado do exército, Diego Pereira de Jesus Assis, na tarde de quarta-feira (27/01), foi a gota d’água para o estopim do protesto. Diego voltava para casa, no Jardim Ingá, em um ônibus da empresa G20, quando foi alvejado com um tiro na cabeça por dois assaltantes. Testemunhas contaram que o rapaz tentou reagir ao assalto e houve luta corporal entre o soldado e os bandidos.

O corpo de Diego aguarda liberação do Instituto Médico Legal. A previsão é de que o velório aconteça na noite desta quinta-feira e o enterro na manhã de sexta-feira (29/01). correiobrasiliense.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado