26/02/2015 - Feira de defesa em Abu Dhabi tem empresas brasileiras

Expositores participam da Idex em estande organizado pela Apex e pela Abimde, associação do setor que considera o Oriente Médio um mercado prioritário.


São Paulo - Realizada nesta semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a feira do setor de defesa e segurança Idex oferece oportunidades para os fabricantes brasileiros do setor. Algumas empresas participam da mostra no pavilhão brasileiro por meio de um convênio entre a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Embraer também está no evento, mas em outro estande.
Divulgação Estande da Truckvan: empresa produz veículos militares. Diretor-técnico da Abimde, o coronel Armando Lemos afirmou à ANBA, por email, que a associação participa da mostra que é realizada a cada dois anos desde 2009. No ano passado, a Abimde esteve em outra feira na região, a Milipol, no Catar. Segundo Lemos, expor produtos nessas mostras é uma oportunidade de consolidar a presença na região e conquistar novos mercados. Ele observou que a indústria de defesa do País pode ser uma alternativa aos fornecedores europeus e da América do Norte.

“O Oriente Médio é um dos mercados prioritários das empresas brasileiras. Vários países do Oriente Médio vêm buscando fornecedores alternativos fugindo da dependência exclusiva da América do Norte e Europa”, afirmou Lemos. Ele acrescentou que a Idex é a principal feira da região. A mostra começou no domingo (22) e termina nesta quinta-feira (26).

No estande organizado pela Abimde e pela Apex estão as empresas Bombas Triglau, CBC, Novaer Craft, Truckvan, Forjas Taurus, BCA, Gespi, AS Avionics, Tecnobit, Glágio do Brasil, Condor, Cecil, Imer e Índios Pirotecnia. Dessas, a Condor (armas não letais), Taurus (armas de fogo) e CBC (cartuchos) já exportam para a região, segundo informações da Abimde.

Primeira vez

Sócio-diretor da indústria de carretas Truckvan, Alcides Braga afirma que a empresa participa do evento pela primeira vez em busca de clientes nos países árabes. “O objetivo da Truckvan é mostrar para o Oriente Médio como suas unidades móveis podem dar mais mobilidade e praticidade para diversos projetos, tanto na área de defesa e segurança quanto para os setores de saúde, serviços, eventos e capacitação profissional”, afirmou. A empresa apresenta os veículos por meio de vídeos e materiais informativos.

Nesta feira, a empresa apresenta as Plataformas de Observação Elevada (POE), que foram utilizadas na Copa do Mundo realizada no Brasil no ano passado, e são indicadas para monitoramento de áreas públicas com grande concentração de pessoas. A empresa apresenta também na Idex veículos utilizados como abrigo de telecomunicações do Exército brasileiro.

Aviões militares

A área de Defesa e Segurança da Embraer mostra na feira radares, satélites e sistemas de comunicação avançada, mas os principais produtos apresentados na Idex são os aviões A-29 Supertucano, turboélice de ataque leve e treinamento militar, e o novo jato militar KC-390, que está em fase de testes. O modelo poderá ser empregado em diferentes operações, como transporte de tropas, reabastecimento, combate a incêndios, busca e resgate. A Força Aérea Brasileira (FAB) já encomendou 28 unidades. Segundo a Embraer, há intenções de compra de outros países que somam 32 aeronaves.

Esta não é a primeira participação da indústria aeronáutica brasileira no evento. De acordo com informações da Embraer, além dos clientes do Oriente Médio, a Idex recebe muitos compradores de países do Norte da África. Em nota divulgada pela empresa, o CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, afirma que a companhia oferece “soluções sob medida” para cada cliente da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado