20 de out de 2013

20/10/2013 - Tropas ocupam de forma progressiva área onde será leilão do pré-sal no Rio

Segundo Ministério da Defesa, cerca de 1,1 mil homens farão a segurança.

A operação começou às 0h deste domingo (20); leilão será na segunda (21).

Tropas ocupam área onde será leilão do pré-sal no Rio (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)Tropas ocupam área onde será leilão do pré-sal no Rio (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)
A assessoria de comunicação do Exército, informou, na tarde deste domingo (20), que o reforço na segurança do entorno do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde será realizado o leilão do Campo de Libra do pré-sal, acontecerá de forma progressiva. Segundo o Coronel Roberto Itamar Cardoso, a ocupação visa diminuir o impacto na movimentação das pessoas e no trânsito de veículos na região.

Segundo o Ministério da Defesa, cerca de 1,1 mil homens trabalharão na segurança do leilão – entre Exército, Força Nacional, polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
"A previsão é que na manhã de segunda-feira (21), todo o contingente militar já estará ocupando todos os postos previstos. Homens da inteligência e câmeras da Cet-Rio estão monitorando áreas próximas ao hotel para alertar sobre formação de possíveis manifestações, garantindo a segurança pública na região", afirmou o coronel.
Soldado do Exército reforça segurança em frente ao hotel onde será realizado o leilão de Libra, no Rio (Foto: Flávia Rodrigues/ G1)Soldados enfrentam o calor com farda e
equipamentos (Foto: Flávia Rodrigues/ G1)
Por volta das 15h, duas tropas ocupavam a calçada em frente ao hotel. Eram 30 soldados do exército, separados em dois grupos, munidos de armadas não letais. Para os vizinhos ao local, a presença dos militares é bem-vinda, diferente da opinião sobre os bloqueios no trânsito, que entrarão em vigor na segunda-feira (21).
"Normalmente, levamos cinco minutos a pé para chegar à praia. Com o fechamento da Rua Martinho de Mesquita para realização do leilão, em pleno feriado do Dia dos Comerciários, teremos que utilizar o carro, enfrentar o trânsito da Avenida das Américas, para conseguirmos chegar à orla", reclamou o casal Sylene e Alexandre Fonseca.
A operação, que começou às 0h deste domingo, terminará às 24h desta segunda-feira (21) - dia do leilão. Em torno de 11h, cerca de 30 militares estavam munidos de escudos e armamento não letal no local.
Uma tropa do Exército está a postos em frente ao Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde ocorrerá, nesta segunda-feira (21), o leilão do Campo de Libra (Foto: Fabio Seixo/ Ag. O Globo)Uma tropa do Exército está a postos em frente ao Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde ocorrerá, nesta segunda-feira (21), o leilão do Campo de Libra (Foto: Fabio Seixo/ Ag. O Globo)
Esquema de trânsito
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Transportes e da CET-Rio, implantou um esquema especial de trânsito e transporte na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para o leilão do Campo de Libra do pré-sal,. As mudanças começam às 0h desta segunda-feira (21) e vão durar até o final do evento. A principal interdição será na Avenida Lúcio Costa, entre as ruas John Kennedy e Deputado José da Rocha Ribas. Os itinerários de ônibus também serão modificados. A alteração foi determinada pela Presidência da República.
Cinquenta agentes de trânsito ficarão nas ruas para orientar os motoristas. Quinze painéis móveis serão instalados para avisar as mudanças no tráfego. Os moradores da área deverão circular com comprovante de residência para ter acesso aos bloqueios.
As seguintes vias serão fechadas ao tráfego: Rua John Kennedy;  Rua Deputado José da Rocha Ribas;  Rua Prudência do Amaral;  Rua Martinho de Mesquita;  Rua Embaixador Gilberto Mafra;  Rua Arquiteto Afonso Reidy (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); Rua Zaco Paraná (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); e Rua Paranhos Antunes (entre John Kennedy e Prudência do Amaral).
Os ônibus que passam pela Avenida Lúcio Costa serão remanejados para a Avenida das Américas, Avenida Armando Lombardi e Avenida Ministro Ivan Lins. Ao todo oito linhas terão seu trajeto alterado: 302 (Rodoviária x Recreio, via Avenida Lúcio Costa);  309 (Central x Alvorada, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa);  316 (Central x Recreio, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 317 (Central x Alvorada, via Túnel Santa Bárbara - Circular); 332 (Castelo x Taquara, via Barra da Tijuca); 748 (Cascadura x Barra, via Estrada de Jacarepaguá - Circular);  805 (Alvorada x Jardim Oceânico - Circular) e 844 (BarraShopping x Barrinha - Circular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário