16/08/2013 - Foguete de Treinamento é lançado com sucesso em Alcântara


Falcão IIO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso  o lançamento (8/8) de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) durante a Operação Falcão II/ 2013. O FTB é um veículo de fabricação nacional lançado tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com o objetivo de realizar o treinamento das equipes envolvidas e checagem de  equipamentos como computadores, antenas, radares e softwares. 
O lançamento do FTB foi acompanhado por 90 professores e educadores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal no Maranhão. Parte do efetivo do CLA e professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE) ligada ao Comando da Aeronáutica e que oferta o ensino fundamental a dependentes dos servidores do Centro e moradores de Alcântara também acompanharam o lançamento. Os professores e educadores participam da 7ª Escola do Espaço, evento organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio do Programa AEB Escola. 
O lançamento ocorreu às 14h51min pelo horário local. O foguete atingiu 32,31 quilômetros de altitude máxima (apogeu) em 1 minuto e 18 segundos de voo. Da plataforma de disparo até o local de impacto no Oceano Atlântico, o FTB percorreu 16,45 quilômetros. O veículo voou por 2 minutos e 47 segundos até atingir a área de dispersão prevista para a operação.
Conforme o Engenheiro José Alano Perez Abreu, Coordenador de Lançamento Adjunto (ACOL) da Operação Falcão II/ 2013, o veículo seguiu a trajetória prevista e manteve a operacionalidade das equipes tanto do CLA quanto do CLBI, bem como a maturação de novos sistemas implantados a exemplo da Cronologia On-Line e do Sistema de Controle Operacional e Disparo (SCOD) que tornam mais ágeis as etapas de preparação, lançamento e rastreio dos foguetes operados a partir de Alcântara.
O coordenador ainda destacou a importância da atividade para obtenção da qualificação e certificação do FTB junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). “A fase de qualificação e certificação do FTB é uma etapa essencial para assegurar que se seguindo os parâmetros estabelecidos pelo fabricante o veículo terá uma performance em voo semelhante a cada lançamento realizado” concluiu o Engenheiro Alano. 

Capacitação  


O lançamento do FTB fez parte da programação do 7ª Escola do Espaço. O evento possibilitou aos professores participantes do curso presenciar in loco uma operação real de foguete. Ao longo da semana eles participaram de apresentações e oficinas com temáticas como o atividades do CLA, corrida espacial, montagem e manuseio de luneta, construção e lançamento de foguete de garrafa pet, astronomia, atividades de centro de lançamento e o FTB, veículos suborbitais e lançadores de satélites, funcionalidade de satélites e plataformas espaciais e GPS, clima espacial, o universo, microgravidade e fisiologia espacial.
Além disso, visitaram as instalações do CLA e a cidade de Alcântara em visitas à Casa de Cultura Aeroespacial, museu do CLA situado no município e dos Museus Histórico de Alcântara e Casa Histórica de Alcântara que retratam a realidade da antiga sociedade alcantarense.
Para o professor Mauro Cézar Prazeres Vieira, formado em Relações Públicas e gestor escolar a atividade foi primordial para expandir seus conhecimentos em astronomia. 
“Foi a primeira oportunidade que tive de obter informações sobre a atividade espacial em alto nível e adequado a uma linguagem de simples entendimento”, ressaltou o professor que 21 anos atrás serviu no CLA na 2ª turma de soldados de 1992 e hoje é integrante da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA).
Fonte: CLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado