16/07/2013 - FAB divulga viagens na internet

A Força Aérea Brasileira (FAB) começou a divulgar ontem, no próprio site, dados de voos solicitados por autoridades dos três Poderes. A decisão de tornar públicas informações como origem, destino, data e nome da autoridade solicitante, número de passageiros e motivo da viagem foi tomada após a revelação de que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões oficiais para ir ao jogo da seleção brasileira no Rio e a uma festa na Bahia. Nomes de todos os passageiros, que a FAB diz descartar após a viagem, e dados de voos já realizados, não serão disponibilizados agora. Ontem, foram lançados dados de viagens realizadas entre 12 e 14 de julho, por dez ministros.
A FAB explicou que os registros serão atualizados em dias úteis, e informações sobre um voo iniciado em uma sexta-feira e encerrado no dia seguinte, por exemplo, estarão disponíveis no primeiro dia útil subsequente. Serão divulgados apenas dados de voos já realizados.
Em nota, o Ministério da Defesa alega razões de segurança para que as informações sobre os voos sejam inseridas na página da FAB até as 18 horas do primeiro dia útil seguinte ao término da viagem.
Ainda segundo a nota, nos casos em que a missão oficial for composta de mais de um trecho, a informação virá a público no primeiro dia útil após a conclusão do último trecho voado. Decreto em vigor estabelece que as autoridades só podem usar as aeronaves oficiais em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço ou deslocamentos para seus locais de residência permanente.
Nas informações já divulgadas pela FAB, os ministros solicitaram aviões para trabalhar, ir para casa no final de semana e emergência médica. As informações estão no site fab.mil.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário