24/04/2013 - Soldado do Exército morre durante treinamento de resistência no DF



Mãe de outro recruta disse ao G1 que jovem não foi socorrido após se afogar.
Exército informou, por nota, que já foi instaurado inquérito policial militar.


Um soldado do Exército Brasileiro morreu durante um treinamento de resistência na tarde desta quinta-feira (19) no campo de instrução de adestramento de Brasília, localizado em Santa Maria. Hércules Sousa Reis fazia parte da 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea desde o início deste ano.
O centro de comunicação do Exército Brasileiro informou, por meio de nota nesta sexta-feira (20), que já foi instaurado um inquérito policial militar para investigar as circunstâncias da morte do soldado.

Segundo a nota divulgada pelo Exército, o incidente ocorreu por volta das 12h, durante travessia de um curso d’água. O Exército não confirma se a morte do soldado tenha ocorrido por afogamento, e também não deu detalhes se o militar tinha algum problema de saúde.
No entanto, a mãe de um recruta do mesmo grupamento de Hércules, mas de outra bateria, informou ao G1 que o jovem não foi socorrido após se afogar.
“O meu filho me contou que dois recrutas estavam fazendo uma travessia de um rio de lama, quando um deles começou a passar mal e foi retirado por superiores que acompanhavam o treinamento. Já o outro rapaz que fazia o percurso foi totalmente esquecido pela equipe e acabou morrendo dentro da lama”, diz a mulher que pediu para não ser identificada.

A mulher informou ainda que o jovem ficou por cerca de 8 minutos submerso. “Confesso que não sei direito como é feito esse treinamento, mas meu filho me contou que é muito puxado, quem se recusar sofre severas punições. Prefiro meu filho preso na cadeia que morto dentro de uma lama”, disse.

Confira a nota enviada pelo Exército Brasileiro
"Prezado,

Atendendo à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 20 de abril de 2012, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:

No dia de ontem (19 de abril), por volta das 12 horas, durante a realização de instrução de transposição de curso d´água no Campo de Instrução e Adestramento de Brasília, o soldado Hércules Sousa Reis da 1ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea faleceu.

Além das providências administrativas decorrentes, foi instaurado o competente Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato, e todo apoio está sendo prestado à família do militar.

Atenciosamente,
Centro de Comunicação Social do Exército
Exército Brasileiro
Braço forte - mão amiga"

fonte:  G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado