23/04/2013 - Operação Águia é realizada em Uberlândia para oficiais do Exército




Objetivo é preparar efetivo para operações, desenvolver aptidão e comando.
Serão oferecidas instruções sobre técnicas aeromóveis.
Vanessa Duarte -fonte:  Do G1 Triângulo Mineiro 

A Operação Águia realizada em Uberlândia pelo 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz) em parceria com o 2º Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté, em São Paulo termina nesta terça-feira (23). O objetivo é preparar o efetivo profissional para fazer operações, além de desenvolver a aptidão de liderança e comando em todos os níveis.
De acordo com o capitão da Infantaria de Taubaté, Claúdio Marcos Dias Peixoto, outra operação ocorre, parela à Águia, denominada Operação Atena, que segue até sexta-feira (26). "É um treinamento de pilotagem tática, que consiste no tipo de voo realizado de 3 a 5 metros de altura do solo. É uma técnica passiva de proteção", ressaltou.
As atividades da Operação Águia são desenvolvidas em duas fases. A primeira é para dar instruções para os militares do 36º BIMTz e integrantes da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina, em Goiás, sobre as técnicas aeromóveis. Já a segunda fase é composta por um exercício simulado de ocupação da Usina Hidrelétrica de Amador Aguiar II, com a utilização de seis helicópteros.


Em relação a segunda fase, composta por uma simulação, Claúdio informou que a hidrelética de Capim Branco foi tomada por uma força adversa, que tem a intenção de desestabilizar a ordem pública, tomando o fornecimento de energia elétrica e água da população. "Para recuperar a usina, o Exército brasileiro, através da força de helicópteros da tropa, abordará o local e inicialmente fará o isolamento da área e, posteriormente, será a fase de negociação para recuperar a área de forma pacífica. Estamos preparados, em último caso, para fazer o uso moderado da força para retomar o controle da usina", explicou.
O capitão Peixoto disse ainda que a Operação Águia é para manter o elevado nível de treinamento das tropas federais do Exército Brasileito para, em caso de necessidade, eles terem condições de manter a segurança da população. "Temos grandes eventos que ocorrerão no Brasil, como a Copa da Confederações, com a participação do Exército, que vai contribuir com a segurança pública. Helicópteros do Exército estarão presentes em todas as sedes da Copa e esse Batalhão também estará presente, logo após a Copa das Confederações, na Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença do Papa", declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário