21/02/2013 - FEB - 68 anos da tomada de Monte Castelo

FEB - 68 anos da tomada de Monte Castelo
Uma história vivida e um exemplo a ser revivido
O Capitão Vernom Walters canta com os 'Pracinhas' o Hino Brasileiro – Itália - Imagem: Portal FEB
CECONSEX - No dia 21 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora um de seus maiores feitos em campo de batalha – a Tomada de Monte Castelo –, realizada durante a II Guerra Mundial e protagonizada pelos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Após percorrerem aproximadamente 400 km de solo italiano, durante 227 dias de combates, os soldados brasileiros (os pracinhas) libertaram dezenas de vilas e cidades do jugo nazifascista.



Apesar das adversidades impostas pelo rigoroso inverno europeu, nossos bravos desalojaram o inimigo de posições fortificadas com determinação férrea, por crerem na justiça de sua causa; conquistaram elevações de importância tática; e impuseram a rendição incondicional ao inimigo.

Mas não foi fácil. Em Monte Castelo, a posição de comandamento do inimigo, instalada há muito, com domínio de fogo, era quase inexpugnável.

Dentro do plano de ocupação estabelecido pelo comando da missão, a conquista dessa elevação era prioridade e de necessidade extrema, a fim de romper a Linha Gótica inimiga, o que permitiria o avanço das tropas aliadas.

Diante disto, apesar de o inimigo já ter rechaçado por três vezes o ataque, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) atacou. Depois de renhida luta, apesar do frio, do terreno íngreme e lamacento, da neve, de todos os óbices interpostos, Monte Castelo foi conquistado, tornando-se palco de manifestações de regozijo e êxtase que ecoaram pelo vale, por parte dos nossos pracinhas.

Naquele momento, quando a vitoriosa Bandeira do Brasil foi desfraldada, os pracinhas escreveram uma página indelével na história, mostrando ao mundo o valor do Soldado brasileiro, cujos exemplos de bravura, abnegação, perseverança e fé inquebrantável no cumprimento da missão são valores perseguidos por todas as gerações de nosso Exército.

Por isso, cultuar e reverenciar aqueles que escreveram memorável página de glória da nossa história é mais que realizar uma homenagem, cumprir um dever de justiça com esses bravos, a quem externamos nosso reconhecimento e gratidão.  defesanet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário