27/01/2013 - Cinco militares morreram no incêndio em Santa Maria, diz FAB


Cinco militares morreram no incêndio em Santa Maria, diz FAB

Força Aérea divulgou nota neste domingo (27) informando sobre as mortes.
Brigadeiro fez balanço da atuação da Aeronáutica no socorro às vítimas. Do G1, em Brasília 

 O comando da Aeronáutica, em Brasília, informou na noite deste domingo (27) que cinco militares da Força Aérea morreram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS). A tragédia culminou com a morte de ao menos 233 pessoas e deixou outras 106 feridas.
Localizada a cerca de 300 quilômetros dePorto Alegre, Santa Maria é sede de uma base da FAB. Na instalação militar, inaugurada em 1971, operam quatro esquadrões da Aeronáutica.
Segundo comunicado assinado pelo brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, seis militares lotados na base aérea de Santa Maria se encontravam na boate no momento do incêndio. Apenas um deles sobreviveu, destaca o oficial da FAB.
"Lamentavelmente, seis militares do efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM) foram vitimados no incêndio. Destes, cinco faleceram", disse o brigadeiro na nota.
A nota oficial também faz um balanço dos esforços da Força Aérea para auxiliar o socorro das vítimas. De acordo com o texto, aeronaves da FAB transportaram uma equipe médica multidisciplinar do Hospital de Força Aérea do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, para o interior gaúcho.
O grupo era composto, diz a nota, por cirurgião plástico especializado em queimados, cirurgião geral, médico intensivista, equipe de enfermeiros especializados em tratamento de queimados e material de suprimento médico e cirúrgico para atendimento de situações de incêndio.
Por determinação da presidente Dilma Rousseff, a FAB também disponibilizou aeronaves de todos os portes para auxiliar no transporte das vítimas e de equipamentos médicos para instituições de saúde. Entre os aviões usados na operação estavam aeronaves de grande porte (C-130 Hércules), médio porte (C-105 Amazonas e C-97 Brasília), pequeno porte (C-95 Bandeirante e C-98 Caravan) e cinco helicópteros H-60 Black Hawk.
Ainda de acordo com o comunicado, aviões C-99 EMBRAER 145, com tripulação e equipes médicas, estão de prontidão para colaborar no translado das pessoas que se encontravam na boate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário