31/12/2012 - Emissário para a Síria afirma ter plano para solucionar crise


Emissário para a Síria afirma ter plano para solucionar crise

Lakhdar Brahimi espera que plano seja aceito internacionalmente.
Proposta para fim de conflito passa pela saída de Assad do poder.

Da France Presse  via G1
O emissário internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, afirmou neste domingo (30) no Cairo ter uma proposta para uma solução política do conflito "que pode ser aprovada pela comunidade internacional".
"Conversei com Rússia e Síria sobre o plano. Acredito que esta proposta pode ser aprovada pela comunidade internacional", declarou após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi.
"A situação na Síria é muito ruim e piora a cada dia", completou.
O enviado da ONU Lakhdar Brahimi (à esquerda) e o chanceler russo Sergei Lavrov (Foto: Reuters)O enviado da ONU Lakhdar Brahimi (à esquerda) e o chanceler russo Sergei Lavrov neste sábado (29) (Foto: Reuters)
"Há uma proposta para uma solução política baseada na declaração de Genebra, que prevê um cessar-fogo, a formação de um governo com prerrogativas completas e um plano para organizar eleições presidenciais ou legislativas", disse Brahimi.
O plano adotado em 30 de junho em Genebra pelo grupo de ação sobre a Síria prevê a formação de um governo de transição com plenos poderes no país, afetado por um violento conflito há 21 meses, mas não se pronuncia sobre o destino de Bashar al-Assad.
A saída do presidente sírio, no entanto, é uma das condições da oposição para iniciar qualquer tipo de diálogo nacional.
O grupo de ação sobre a Síria reúne os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia), além da Turquia, dos países que representam a Liga Árabe e dos secretários-gerais da Liga Árabe, da ONU e da União Europeia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado