16/10/2012 - Operação Ágata 6: GTran já apreendeu mais de 90 veículos


Operação Ágata 6: GTran já apreendeu mais de 90 veículos
Post  Lenix Barbosa
Corumbá (MS)- O Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal de Corumbá faz parte da Operação Ágata 6, coordenada pelo Ministério da Defesa e que reúne homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal durante vistoria em veículos./ Foto: Divulgação PMC.


 Na fronteira com Puerto Quijarro, os agentes de trânsito trabalham diretamente nas abordagens e verificação dos documentos pessoais e documentos dos veículos que passam por uma das bases localizada nas imediações da fronteira Brasil-Bolívia.
“O maior problema que o GTran tem verificado são de condutores bolivianos conduzindo veículos em território brasileiro com cópia da documentação, sendo que o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o condutor deverá estar portando os documentos originais, não tendo validade apenas suas cópias”, explicou o agente Jéferson Braga.
“Um total de 25 agentes de trânsito estão empenhados na operação, inclusive aos finais de semana e feriados. Há inclusive escalas de sobreaviso previstas caso haja uma necessidade ou acionamento por parte dos demais órgãos de Segurança Pública que encabeçam a operação”, complementou o agente.
Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal durante vistoria em veículos./ Foto: Divulgação PMC.
Até esta segunda-feira (15) já foram encaminhados ao pátio do 11º CIRETRAN em torno de 90 veículos pelas mais diversas infrações. As principais são: conduzir veículo sem o documento de porte obrigatório; conduzir veículo com licenciamento vencido; conduzir veículo com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida há mais de 30 dias; conduzir veículo sem equipamento obrigatório entre outras.
A Ágata 6 não é a primeira operação militar da qual a Guarda Municipal é convidada a fazer parte. Em julho, a guarnição também integrou a Operação Atalaia, coordenada pelo Exército Brasileiro, por meio da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira, e que também envolveu a Marinha do Brasil, a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Polícia Militar, IBAMA e Grupamento de Bombeiros.
"Primeiramente buscando a capacitação profissional de nosso pessoal, os nossos guardas foram e continuam sendo enviados para diversos cursos e capacitações dentro e fora de nosso Estado. Hoje estamos sendo acionados pelas outras instituições para trabalharmos em parceria nas mais diversas ações”, comentou o tenente-coronel Ubiratan de Oliveira Bueno, comandante da Guarda.
“Vejo este fato como resultado de nosso crescimento. Em todo o Brasil a Guarda Municipal tem ocupado um lugar de destaque dentro da Segurança Pública, mostrando que há serviço e espaço para todos. E a Guarda Municipal de Corumbá, sendo uma das pioneiras no Brasil, tem que acompanhar esse ritmo nacional e sempre trabalhar para a segurança da família corumbaense sejam nas ações conjuntas ou serviços rotineiros”, complementou o Comandante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado