12/10/2012 - Ministério da Defesa participa de debate sobre segurança na Copa do Mundo

Ministério da Defesa participa de debate sobre segurança na Copa do Mundo

altPorto Alegre, 11/10/2012
 — Como parte do planejamento de segurança integrado à mobilidade urbana para as próximas Copas das Confederações e do Mundo, Porto Alegre (RS) recebeu autoridades que trabalham nos dois grandes eventos para um debate. Durante dois dias, os temas foram alvo de seminário promovido pelo Comitê Organizador Local (COL), detentor dos direitos das duas competições esportivas.

O Ministério da Defesa participou do encontro, representado pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi. Na ocasião, ele expôs aos participantes os detalhes daquilo que a pasta vem preparando para as duas copas. Cabe ao EMCFA coordenar o plano de segurança integrado com a Marinha, o Exército e a Força Aérea.

Na apresentação, o general De Nardi abordou, entre outros assuntos, a importância do Sistema Integrado de Segurança para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, “a palavra-chave para garantir a segurança durante os eventos é a integração”. Daí a necessidade, continuou, "em treinar e atuar de forma integrada com todos os órgãos nas esferas federal, estadual e municipal, participando cada um com a sua missão constitucional”.

Ele ainda discorreu sobre a estrutura de governança e a coordenação das ações de defesa nos grandes eventos, destacando as atribuições gerais das Forças Armadas, dentre as quais a defesa aeroespacial e o controle do espaço aéreo. De Nardi abordou outros temas como a defesa de áreas marítimas e fluviais, defesa contra terrorismo, defesa química, biológica, radiológica e nuclear, defesa e segurança cibernética, defesa de estruturas estratégicas e força de contingência, além de fiscalização de explosivos.

O chefe do EMCFA também apontou a necessidade em empregar a estrutura operacional e o canal de comando já existentes nas Forças Armadas, planejando ações de defesa em proveito da matriz de segurança, integrando-as com a segurança pública, de modo que os centros de coordenação das operações sejam interligados em todos os níveis.

"Com as experiências durante o Rio + 20, as Forças Armadas vão propiciar segurança à população local, turistas nacionais e internacionais, cumprindo assim mais uma missão. A exemplo da Rio + 20, faremos um controle aéreo total com a presença de helicópteros, aeronaves e VANTs, controlando qualquer elemento não autorizado sobre as cidades mais importantes", contou o general De Nardi.

O presidente do Comitê Local da Fifa e da CBF, José Maria Marin, disse que “garantir a segurança do cidadão demonstra que nosso país, além do carinho do seu povo, tem segurança e se preocupa com ela”. Para ele, a segurança é um dos grandes legados que será deixado pela Copa do Mundo.

Na avaliação do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, os efeitos do campeonato mundial de futebol vão além do período em que ele é realizado. “Para os gestores, a Copa é a oportunidade de melhorar a qualidade de vida da sua população. Capacitamos o Brasil, como um todo, mas isso não pode ser voltado apenas para os 30 dias do evento. Devemos aproveitar esse importante processo para qualificar as cidades para o período da Copa e pós-Copa e, com certeza, o futebol pode dar uma grande contribuição para esse tema", explicou.

O seminário, organizado pelo COL, com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL) do Rio Grande do Sul, contou também com a presença do vice-governador Beto Grill e de integrantes dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da área de segurança, militares e imprensa.

Foto: EMCFA
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário