27/09/2012 - Liberdade de expressão tem limites, diz juiz

Liberdade de expressão tem limites, diz juiz
27 Set 2012

SÍLVIA COSTA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,

DE CAMPO GRANDE


Após mandar prender o principal executivo do Google no Brasil, o juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS), Flávio Saad Peron, afirmou à Folha que "liberdade [de expressão] tem limites".
"Sou totalmente favorável a ampla liberdade [de expressão], jamais tenho interesse em cercear. A liberdade é tão importante que é garantida na Constituição, mas ela tem limites, dentro da própria Constituição", disse.
Para Peron, o Google é responsável pelo material veiculado, embora a empresa alegue ser apenas a plataforma de publicação.
"O Google não deve servir a este tipo de papel, à prática do crime de cunho eleitoral. Repito: tem que ter liberdade, mas à medida que você abusa deixa de ser exercício regular de expressão e passa a ser abuso, e abuso tem que ser combatido", disse.
O juiz expediu mandado de prisão contra o diretor-geral do Google Fábio José Silva Coelho por crime de desobediência. Antes, havia ordenado a exclusão do YouTube, site do Google, de vídeos com ataques ao candidato a prefeito de Campo Grande pelo PP, Alcides Bernal.
A pedido da coligação do PP em Campo Grande, a Justiça também determinou a suspensão, por 24 horas, do Google e do YouTube em Mato Grosso do Sul, o que não havia ocorrido até a noite de ontem.
Segundo o juiz, a Embratel, citada para efetuar a suspensão dos sites, informou que enfrentava dificuldades técnicas para o cumprimento da decisão.
O juiz diz que, caso seja constatada a manutenção dos vídeos no YouTube, ele poderá agir de ofício, ou seja, impor ao Google que o material seja retirado do ar sem que seja necessário um recurso do candidato. E decretar nova prisão. "A medida é prevista em lei. Não faço a lei, só a aplico."

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado