26/09/2012 - Missão Haiti - Exército brasileiro no Haiti


Missão Haiti - Exército brasileiro no Haiti

Foto de Divulgação
No Haiti o Exército Brasileiro é mais do que braço forte, mão amiga. Este é um dos ‘slogans’ do Exército Brasileiro, mas aqui ele pode ser mais abrangente. Isso porque, além das ações para manter a segurança a missão também tem a importante tarefa de ajudar a reconstruir a infraestrutura precária que ficou ainda mais deficiente após o terremoto.
Só o Exército Brasileiro tem 250 homens, que compõem o Batalhão de Engenharia. Entre as ações desenvolvidas, estão a perfuração de poços artesianos, a purificação de água contaminada,a supervisão de obras e o asfaltamento de muitas ruas e avenidas da capital. Acompanhamos uma dessas ações em uma via transversal que liga duas das mais importantes avenidas de Porto Príncipe. As obras já estão 70% concluídas e vão servir como alternativa para o escoamento da produção de alimentos na região.
Além dos resultados econômicos, a pavimentação dessa rua também deve trazer alívio para um acampamento de refugiados do terremoto que se instalou ao lado da pista. A idéia é que, além de diminuir a sujeira, causada pelo pó e pela lama, o fluxo sirva como incentivo para o comércio, principal atividade da população que vive na informalidade.
Nem tudo são boas notícias, a divisão de engenharia do Exército Brasileiro divide a responsabilidade pelas obras com outros países que também compõe a força de segurança. O problema é que Coréia do Sul e Japão já anunciaram que vão deixar o Haiti até o final deste ano. O anuncio faz parte de uma ação de redução de tropas coordenada pela ONU, que também deve atingir as forças de segurança. O argumento é que muito já foi feito - como toda a pavimentação ao redor do aeroporto nacional - e aos poucos, o poder púbico haitiano deve assumir essa responsabilidade. Resta saber quando isso vai acontecer, e se, durante esse período, o exército brasileiro terá que acumular tarefas. band






Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário