21/02/2013 - Base na Antártida tem novo sistema de telecomunicações

Base do Brasil na Antártica ganha sistema de telecomunicação
São Paulo – A Marinha do Brasil, a Oi e o Ministério das Comunicações inauguraram nesta quarta-feira (20) o novo sistema de telecomunicações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).  A infraestrutura recém-lançada foi feita especialmente para suportar as adversidades climáticas do local, como o vento e as baixas temperaturas, além de permitir que todos da base tenham acesso a telefone e internet.

A iniciativa deve ajudar a recuperar a estação, que sofreu um incêndio em fevereiro de 2012. O acidente matou dois militares da Marinha e desalojou a equipe de 59 pessoas composta por cientistas, biólogos e militares que viviam no local.  A cerimônia de inauguração aconteceu no Centro de Gerência de Rede da Oi, no Rio de Janeiro. Estava presente o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, além do diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi, Pedro Ripper, e do diretor de Política Regulatória da Oi, Carlos Cidade. O grupo se conectou por videoconferência ao comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, que estava na base brasileira na Antártica. Para construir o novo sistema, técnicos da Oi viajaram para Antártica no dia 23 de janeiro. Em um mês, eles implantaram o sistema. Agora, todos da base brasileira  podem se comunicar por celular, por internet e ganharam canais de TV por assinatura.
A Oi reconstruiu uma estação terrena de satélite para ligar a estação à rede corporativa da Marinha, o que garante a conectividade dos militares e pesquisadores com o Brasil e com demais centros de pesquisa e universidades do país. A operadora também fará revisão e manutenção dos equipamentos instalados na base da Antártica.
A Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurado em fevereiro de 1984, tem como objetivo contribuir para um programa de pesquisas científicas, que permite ao Brasil estudar o impacto das mudanças ambientais globais na Antártica e suas consequências para o País e o mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado