- Exército passa controle da Penha para o Bope


Exército passa controle da Penha para o Bope
    29 Jun 2012
 Troca de comando oficial ocorre dois dias antes do fim do convênio do Ministério da Defesa com o governo do Rio

MARCELO GOMES / RIO - O Estado de S.Paulo


Dois dias antes do término do convênio firmado em 2010 entre o Ministério da Defesa e o governo do Rio, o Exército entregou ontem à Polícia Militar o controle oficial das últimas duas favelas do Complexo da Penha, na zona norte, que ainda estavam ocupadas pelos militares.
Em um ano e meio de atuação, a Força apreendeu cerca de 20 mil papelotes de cocaína, 8 mil trouxinhas de maconha, 800 pedras de crack e 26 armas. "Aqui era o centro logístico operacional da facção criminosa que dominava essa região e levava terror ao Rio. Hoje não temos mais isso. O que temos é um tráfico de drogas local, de consumidores locais, como em qualquer outra comunidade. Não é mais uma favela exportadora de droga", disse o general de brigada Carlos Sarmento, comandante da Força de Pacificação do Exército. "Desde a pacificação, não houve um tiro de arma pesada."
Segundo o Estado noticiou no dia 18, os 18 meses de ocupação do Exército custaram R$ 333 milhões aos cofres federais.
Por volta das 5h30, cerca de 500 policiais militares de diversas unidades especializadas, coordenadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), ocuparam as Favelas Vila Cruzeiro e Parque Proletário. A previsão é de que a tropa permaneça nas duas favelas por um mês, até a inauguração das duas últimas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região. via resenha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado