03/08/2015 - Segurança real e virtual: curso do Exército treina magistrados da 4ª Região


Major do Exército orientou magistrados
Major do Exército orientou magistrados
Major do Exército orientou magistrados

Desembargadores e juízes aprenderam a atirar

Estande de tiro do CPOR

Major do Exército Luciano Zucco

“Atualmente o grau de risco das autoridades do Poder Judiciário é muito elevado, tanto para os magistrados quanto para os familiares. O nosso objetivo é despertar a mudança de cultura de segurança dos juízes”. Esse foi o alerta do major do Exército Luciano Zucco, integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, aos magistrados da Justiça Federal da 4ª Região. Durante toda esta semana, 20 juízes e desembargadores participaram do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, que terminou hoje (31/7).
O treinamento contou com aulas práticas dadas por oficiais do Exército sobre técnicas de segurança em situações de risco, como direção defensiva e evasiva, manuseio de armas de fogo e, também, orientações sobre segurança da informação. “Passamos dicas de segurança pessoal, patrimonial, institucional, que vão desde os cuidados com o Facebook e Whatsapp até como os prestadores de serviço da família devem agir para não repassar informações que colocam todos em risco”, explicou Zucco.
O major coordenou a segurança da Presidência da República durante quatro anos, entre os governos Lula e Dilma, e trouxe o mesmo armamento utilizado por lá para o treinamento dos magistrados, como metralhadoras, fuzis e pistolas. “No estande, eles treinaram o tiro de defesa, que ocorre por causa da violência urbana: instintivo e que demanda reações mais rápidas”, explicou.
Para o diretor de ensino do curso e comandante do 3º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), tenente coronel Raymundo Pires Monteiro, o treinamento não busca formar agentes de segurança, mas autoridades públicas conscientes. “Buscamos chamar a atenção dos magistrados para as situações de risco a que estão expostos e desenvolver uma atitude de alerta e de colaboração com as equipes que venham a prestar segurança a eles quando estão em vulnerabilidade”.

Segurança e exposição na rede

Após cinco dias de aula, o sentimento entre os magistrados era unânime: o curso prático desenvolveu um olhar mais cuidadoso sobre a segurança. “Estamos constantemente expostos, em maior ou menor grau, seja com a atuação em processos de grande ou pequena repercussão e, muitas vezes, não nos damos conta disso”, analisou o juiz federal Marcelo De Nardi.
Ele lembrou que os dados judiciais estão cobertos por uma segurança, porém, o treinamento alertou para o perigo das informações pessoais disponibilizadas na internet. “Com o curso, aprendemos a utilizar sistemas de proteção de dados pessoais e a utilizar as redes sociais com mais cuidado”, completou De Nardi.
Já a desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler destacou os ensinamentos de defesa pessoal como um dos pontos fortes do treinamento. “A arte marcial Krav Magá é interessante para as mulheres, pois permite a quem não tem força física aprender a fugir e se desvencilhar da agressão”, relata a magistrada.
Para o desembargador federal João Batista Pinto Silveira, o curso teve como diferencial as ações práticas, nas quais os magistrados saíram às ruas, em locais públicos, sendo submetidos a situações de risco. “Fomos seguidos, simulando experiências e sendo orientados a agir com segurança na crise”, contou.
O juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia chamou a atenção para outro aspecto do curso: “além de toda a ação prática, também é importante a relação institucional desenvolvida com o Exército. Passamos a conhecer o funcionamento do quartel, as rotinas e funções dos oficiais, e eles a entender melhor o Poder Judiciário Federal”, finaliza Tejada.
O Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais foi realizado em parceria entre a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis), o Comando Militar do Sul (CMS) e a Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (ESM - Ajuris).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário