02/08/2015 - Brasil nega invasão de território paraguaio em ação do exército

Militar paraguaio patrulha rio Paraná. A reclamação dos vizinhos se refere a dois episódios. (Foto: ABC/Reprodução)Militar paraguaio patrulha rio Paraná. A reclamação dos vizinhos se refere a dois episódios. (Foto: ABC/Reprodução).
O governo brasileiro negou ontem que militares nacionais tenham invadido o território paraguaio durante atividades da Operação Ágata, que tem como objetivo reprimir delitos na fronteira entre os dois países. O Paraguai fez um protesto formal contra o Brasil alegando invasão de soberania do país.
Na sexta-feira, o embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, foi convocado para ouvir as queixas do governo do país vizinho. O Ministério da Defesa informou ontem que todas as ações referentes à operação foram realizadas do lado brasileiro e que não houve incursão do lado paraguaio.
A reclamação dos vizinhos se refere a dois episódios. Na noite da terça-feira, segundo o governo brasileiro, três barcos de contrabandistas foram apreendidos no rio Paraná, do lado brasileiro. No momento em que as embarcações eram rebocadas, uma lancha do Exército foi atacada e houve tiroteio. Os militares não foram feridos e saíram atrás dos atiradores, que não foram encontrados.
O jornal paraguaio ABC Color, ao tratar do mesmo episódio, disse que eram seis embarcações, que estavam a 100 metros da costa paraguaia, na altura da cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com os municípios brasileiros de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR). No dia seguinte, conforme o mesmo jornal, o confronto foi entre militares dos dois países.
Inquérito
O Ministério da Defesa informou que o comando da Operação Ágata desconhece esse incidente, e que nenhum militar brasileiro participou de qualquer atividade contra o exército vizinho. O embaixador do Brasil no Paraguai já informou ao governo da nação vizinha que, mesmo assim, foi aberto um inquérito para apurar as ocorrências. (Folhapress)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário