29/06/2015 - Coronel Diderot: Não admito indisciplina

9º Batalhão  "Carlos Camisão" irá abrir sindicância para apurar conduta de militar.
No dia 22 de junho um soldado de 21 anos do 9º Batalhão de Engenharia e Combate “Carlos Camisão”, foi preso pela Polícia Militar de Anastácio por desacato e desobediência a ordem policial. Segundo boletim de ocorrência, durante ronda na Vila Assuí, o jovem foi abordado para revista de rotina, quando resistiu e passou a agredir verbalmente os policiais.

No momento do ocorrido, imediatamente um oficial do Batalhão Carlos Camisão compareceu a delegacia para acompanhar os procedimentos.

A reportagem do Site O Pantaneiro procurou o Comandante do 9º BE Cmb, Coronel José Diderot Fonseca Júnior, para saber sobre as medidas que serão tomadas referente à conduta do militar. Ele foi enfático em dizer que preza pelo bom relacionamento da Polícia com o Exército e que caminham pelos mesmos pilares da hierarquia e disciplina.

“As duas forças caminham juntas, ambos são regidas pelos mesmos princípios. O respeito, trabalho e cooperação entre a Polícia e o Exército tem que ser preservado, pois a missão é conjunta”, disse.

Sobre a conduta do soldado, Coronel Diderot informou que está apurando os fatos criteriosamente e será aberta uma sindicância a nível administrativo, onde todos os envolvidos serão ouvidos, que vai apurar a transgressão disciplinar, se for comprovado, o jovem será punido disciplinarmente (punição corretiva).

“O militar tem que agir como rege os princípios da Instituição, que preza o bom comportamento e conduta exemplar perante a sociedade, e acima de tudo tem que respeitar as leis e as ordens. Somos defensores e cumpridores”, pontuou.

O comandante frisou que o jovem envolvido é soldado engajado há 3 anos, permaneceu no efetivo do batalhão devido ao bom comportamento apresentado, mais um motivo para se apurar criteriosamente a situação ocorrida. Mas não admite erro de soldado ‘antigo’.

“Só os melhores permanecem no Exército, tanto em desempenho profissional e principalmente pela conduta exemplar e disciplinar, por isso que estou empenhado nessa investigação. Esse soldado nunca nos deu problema, mas eu não admito indisciplina, se for comprovada através da nossa sindicância, fatalmente será comprometida sua permanência conosco”, finalizou.

O 9º Batalhão Carlos Camisão rege controle rigoroso sobre as sanções disciplinares, caso seja comprovada a má conduta através da sindicância, o militar poderá sofrer punição dentro dos princípios que regem a tradição militar. Como o jovem é engajado, poderá comprometer sua permanência no Exército.

 Ainda através da sindicância, se for comprovada a gravidade da situação e ficar evidente como crime (militar), poderá evoluir para um inquérito policial militar, que poderá fazer o jovem perder a patente.
Fonte: Giselli Figueiredo - da Redação opantaneiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário