01/04/2015 - Exército no combate à dengue em Campinas

Com nova epidemia em Campinas, Exército retoma combate à dengue
Quarenta e oito soldados estão aplicando telas em caixas d'água.
Cidade tem 8.963 infectados, diz Secretaria de Saúde do estado.
Quarenta e oito soldados do Exército Brasileiro começaram a atuar contra a dengue em Campinas (SP) nesta terça-feira (31). O município tem 8.963 pessoas infectadas, de acordo com balanço da Secretaria Estadual da Saúde divulgado na sexta-feira (27).
As três equipes, com 16 militares cada uma, estão aplicando telas em caixas d’água na região Sudoeste. As operações começaram no Jardim Melina. Em 2014, quando a cidade somou 42 mil casos, os militares também atuaram.
 
A região Sudoeste concentra uma área industrial com 30 empresas de grande porte e está próxima o Aeroporto Internacional de Viracopos.
Os atendimentos dos soldados nesta região da cidade serão mantidos até o fim de maio. Os militares farão o trabalho nas terças, quartas e quintas das 9h às 12h.
Segundo a Prefeitura, a região Sul tem o maior coeficiente de incidência da doença. Depois segue a região Leste. Em terceiro, está à região Norte. A quarta posição é da região Sudoeste e a quinta a Noroeste.
A incidência de casos leva em consideração o número de infectados para grupo de 100 mil habitantes. No último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, a região Sul tinha coeficiente de 1.012,7. A Leste tinha 966,4.
Epidemia
Além de Campinas, estão enfrentando epidemias as cidades de Elias Fausto, Itapira, Mogi Guaçu, Lindóia, Sumaré, Amparo, Artur Nogueira, Iracemápolis, Ipeúna, Estiva Gerbi e Jaguariúna.
Sintomas de dengue
Os sintomas de dengue são: febre alta e súbita, fortes dores de cabeça, manchas vermelhas na pele. Também é comum dor atrás dos olhos, falta de apetite e paladar, dor nos ossos e articulações.   O infectado tem ainda cansaço e moleza.
Os casos de dengue grave têm os seguintes sintomas: dificuldade de respiração, perda de consciência, confusão mental e insônia, sangramento na boca, nariz e gengiva.  Tem ainda boca seca e sede e pulso fraco.
Criadouros
O mosquito que transmite a dengue gosta de água parada e toda deve ser eliminada. Segundo os especialistas, se for água em local escuro melhor ainda para o transmissor. O pratinho de vaso de plantas é mais propício para a proliferação do que uma piscina, já que no grande reservatório de água bate sol.
E o Aedes não gosta de luz incidente. Outros perigos para a população são pneus ao ar livre e caixas d’água sem tampa e tela protetora. Se você identificar algum criadouro deve denunciar ao Serviço 156. Do G1 Campinas e Região

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário