01/02/2015 - Operação Verão, da Marinha, apreende 21 embarcações na região.

Do iFronteira

Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio já inspecionou 353 embarcações e emitiu 109 notificações desde o início da fiscalização, que prossegue até março de 2015
Balanço divulgado nesta quarta-feira (28) aponta que, até o momento, foram apreendidas 21 embarcações pela Marinha, na área de atuação da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, durante a Operação Verão. Os trabalhos foram iniciados no dia 13 de dezembro de 2014 e se estenderão até 15 de março de 2015.
De acordo com a Marinha, a Operação Verão é a intensificação nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário, a fim de incrementar a segurança da navegação, a prevenção da poluição hídrica e, sobretudo, a salvaguarda da vida humana nas águas interiores.
Conforme o balanço divulgado nesta quarta-feira (28), 353 embarcações foram inspecionadas pelos militares da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio até o momento. O número inclui embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros e motoaquáticas, entre outras.
Já foram emitidas 109 notificações pela Marinha na região. Não possuir ou não portar documentos da embarcação ou do condutor estão entre as principais causas das notificações. Além disso, na Operação Verão deste ano, 21 embarcações foram apreendidas.
Durante a operação, os militares fiscalizam, por exemplo, documentos dos condutores e da embarcação, a lotação das embarcações, a disponibilidade de coletes salva-vidas homologados pela Marinha do Brasil, par de remos, bóia circular e extintor – estes últimos para embarcações com motorização acima de 30 HP.
A Marinha ressalta que, diferentemente do motorista, o aquaviário, muitas vezes, encontra-se navegando em áreas que, numa situação de emergência, não dispõem de qualquer tipo de apoio ou auxílio, a não ser do que possui a bordo.
Outra preocupação, segundo a Marinha, é o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores e o respeito às áreas destinadas aos banhistas e àquelas de uso exclusivo de motoaquáticas e embarcações.
O cidadão que identificar ou tomar conhecimento de qualquer tipo de irregularidade ou infração à segurança do tráfego aquaviário deve comunicar a situação à Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, que averiguará e adotará as medidas cabíveis.
Serviço – Denúncias podem ser feitas pelos telefones: (18) 3281 3175 e (18) 3281 6356.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário