01/09/2013 - Sargento do Exército brasileiro conquista vice-campeonato mundial de Pentatlo Moderno


Capitão-de-Fragata, Comandante Marcos Vinícius Lúcio
A 3º Sargento do Exército brasileiro Yane Marques, no dia 24 de agosto, em Taiwan, subiu ao pódio para receber mais um título inédito para ela e o Brasil: o vice-campeonato mundial de Pentatlo Moderno. A medalha de prata chega pouco mais de um ano depois de Yane se tornar a primeira latino-americana medalhista olímpica do Pentatlo Moderno, logo após o bronze nos Jogos de Londres.
A atleta militar da Comissão de Desportos do Exército (CDE) conquistou a histórica medalha depois de uma disputa muito equilibrada no Fengshan Stadium, em Kaoshiung, segunda maior cidade de Taiwan, depois de somar 5.292 pontos.
Apesar de chegar a liderar a última prova da disputa, o evento combinado de tiro a laser e corrida, o ouro acabou ficando com a atual campeã olímpica, a lituana Laura Asadauskaite, por cinco segundos de vantagem (5.312). O bronze foi para a russa Donata Rimsaite, vice-campeã mundial de 2010, que cruzou a linha de chegada 2s antes da brasileira (5.284).
Para chegar ao segundo lugar do pódio, Yane teve uma grande crescente ao longo das cinco provas da final. Na sexta-feira, ela começou o dia na 11ª colocação após a esgrima (19 vitórias e 880 pontos somados) e foi para a 7ª com o 9º tempo da natação, 2min15s20 (1.180).
A atual número 5 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) continuou sua escalada rumo ao vice-campeonato mundial depois de fazer a 9ª melhor apresentação no hipismo. Nos saltos com o cavalo, derrubou apenas um obstáculo e garantiu 1.160 pontos. Com a equitação, a pernambucana foi para o 3º lugar, largando 14s atrás da primeira colocada de então, a francesa Elodie Clouvel, e apenas 6s após a 2ª colocada no momento, a inglesa Samantha Murray, prata em Londres 2012.
No combinado, Yane deu show com o 5º melhor tempo da prova (13min02s42) e os 2.072 pontos conquistados. Com uma corrida veloz e uma ótima pontaria no tiro a laser, a pernambucana se manteve durante todas as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro no primeiro pelotão do evento. A brasileira ultrapassou Elodie e Murray e, depois de ser ameaçada pela russa Liudmila Kukushkina, que terminou o dia em 29º, chegou a liderar a disputa por vários instantes, mas acabou sendo ultrapassada na última série.
FONTE: DIALOGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário