01/09/2013 - Exército do Brasil testa o novo fuzil de assalto Imbel IA2

Infodefensa.com

O Exército do Brasil recebeu um lote de 1.500 dessas armas para serem avaliadas por diferentes unidades operacionais, na recente Operação Bumerangue II, realizada pela Brigada Paraquedista na Amazônia, unidade de elite que saltou no Rio Negro equipada com rifles IA2 de 5,56 mm (precursores e operação de salto livre).
Desenvolvidos pela Indústria Material bélico do Brasil (Imbel), os novos fuzis de assalto IA2, com calibres 5,56 mm e 7,62 mm, estão sendo submetidos a testes exaustivos antes de sua introdução em massa nas Forças Armadas.
O comandante da Brigada Paraquedista, General-de-Brigada Roberto Escoto, confirmou o sucesso da arma durante os testes. “O Imbel IA2 é um projeto nacional que tem como objetivo substituir os veteranos fuzis FAL e PARA-FAL, e saltamos sobre o Rio Negro totalmente equipados para o combate, utilizando a versão 5,56 mm do novo fuzil 5,56 mm, que é mais leve, avançado, fabricado em polímeros e altamente confiável, qualidades confirmadas nos testes aos quais está sendo submetido em diversas situações de emprego.
“Esse armamento pode receber diversos acessórios de fabricação nacional como miras a laser, miras térmicas infravermelhas, bipes, lança-granadas de 40 mm, baionetas etc. Estamos muito seguros de que o IA2 será um digno substituto do FAL, uma arma que se tornou uma lenda no Exército brasileiro”, concluiu o militar.
As encomendas potenciais do Imbel IA2 para as Forças Armadas brasileiras devem ultrapassar 500 mil unidades, e a arma, que já é oferecida para exportação, atraiu o interesse de países da América do Sul, África e Ásia.
FONTE: DIALOGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário