25/04/2013 - Ministro Lewandowski explica Judiciário brasileiro a oficiais das Forças Armadas


O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, explicou na manhã desta terça-feira (25) a 232 oficiais e civis integrantes das Escolas de Altos Estudos das Forças Armadas como funciona o Poder Judiciário brasileiro. A palestra durou pouco mais de uma hora e foi proferida na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.

O ministro fez um histórico para explicar as influências das Constituições francesa e norte-americana sobre o sistema brasileiro e a forma peculiar como se estruturou o Poder Judiciário no Brasil, com suas esferas, instâncias e especificidades. Nesse sentido, o ministro elogiou o sistema eleitoral brasileiro, explicou a estrutura das Justiças do Trabalho, Comum e Federal, e afirmou seu apreço pela Justiça militar.

A visita à Suprema Corte, bem como a palestra do ministro Lewandowski, integram o conteúdo programático do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, equivalente a um pós-doutorado, promovido pelas Escolas de Comando e Estado Maior do Exército e da Aeronáutica, pela Escola de Guerra Naval e pela Escola Superior de Guerra, todas sediadas no Rio de Janeiro.

O curso aborda questões de política, segurança, defesa nacional e relações internacionais para aprimoramento em alto nível dos oficiais. Este ano, além dos alunos representes das três Armas, também participaram representantes da sociedade civil, como Polícias Federal e Civil, magistrados e empresários selecionados pela Escola Superior de Guerra junto com o Ministério da Defesa.

Após a palestra do ministro Lewandowski, os militares e civis participantes do curso fizeram uma foto oficial em frente ao edifício-sede do Tribunal. O conteúdo do curso em Brasília inclui ainda visitas ao Congresso Nacional e Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores (Itamaraty).

AR/RR
FONTE: PROMAD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado