31/03/2013 - Brasil vai ativar Comando Militar do Norte


fonte: Por Eduardo Szklarz - dialogo
Coqueiros se estendem ao horizonte nesta vista aérea da Amazônia brasileira. [Larry Luxner]
Coqueiros se estendem ao horizonte nesta vista aérea da Amazônia brasileira. [Larry Luxner]
Em breve, o Exército do Brasil criará um novo comando militar na vasta região amazônica do país. O Comando Militar do Norte (CMN) irá cobrir 1,7 milhão de km².
Um decreto assinado no dia 7 de março pela presidente brasileira, Dilma Rousseff, dá ao comandante das forças terrestres brasileiras, general Enzo Peri, autoridade para estabelecer o novo comando. O CMN tem como objetivo aumentar a presença do Exército nos estados do Maranhão, Pará e Amapá, que fazem fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa, ao norte.
O CMN, a ser sediado em Belém, vai melhorar as condições para o planejamento, gestão e execução de atividades de defesa e segurança, sob a responsabilidade das forças terrestres da região, de acordo com um comunicado à imprensa do governo.
Três unidades do Exército existentes na área – a 8ª Região Militar, a 8ª Divisão de Exército e a 23ª Brigada de Infantaria da Selva, com sede nas cidades de Belém e Marabá, vão agora responder ao novo comando.
“No campo militar, esta região geográfica apresenta peculiaridades que influenciam a preparação e o envio de tropas, devido à extensa área de ação e à diversidade de ameaças”, explica um porta-voz do Exército. “Na Amazônia ocidental, estamos constantemente realizando ações contra crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, contrabando e crimes ambientais, que exigem mais foco na vigilância das fronteiras terrestres.”
Na Amazônia oriental, por outro lado, as tropas são empregadas para garantir a lei e a ordem, com ênfase na proteção da infraestrutura estratégica e combate à exploração ilegal de recursos naturais.
“Esta diversidade indica a necessidade de uma divisão de responsabilidade territorial do Comando Militar da Amazônia, o que vai permitir uma melhor preparação e, consequentemente, mais eficiência nas atividades de comando e controle”, afirma o Exército.
Oito comandos militares
O CMN é o 8º Comando Militar de Área do Exército Brasileiro. As outras sete grandes unidades são os Comando Militares do Sul (CMS), Sudeste (CMSE), Leste (CML), Oeste (CMO), Nordeste (CMNE), Amazônia (CMA) e Planalto (CMP).
O Ministério da Defesa do Brasil diz que a criação do CMN cumpre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, que prevê um aumento da presença militar na Amazônia e nas áreas de fronteira.
“O Brasil estará vigilante na reafirmação incondicional de sua soberania sobre a Amazônia brasileira”, afirma o documento.
O CMN será responsável pela salvaguarda de 1.890 km de território fronteiriço.
Ele vai coordenar suas operações com os principais comandos da Marinha do Brasil (4º Distrito Naval) e da Força Aérea Brasileira (1º Comando Aéreo Regional), ambos localizados em Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário