22/02/2013 - Só faltou combinar com o Exército...

Só faltou combinar com o Exército...

 

Carlos Arthur Nuzman anunciou projeto de realizar provas da modalidade em instalação militar, sem ter solicitado a cessão do espaço às Forças Armadas, que souberam da ideia pela imprensa

Claudio Nogueira



Onde serão realizadas as competições de saltos ornamentais nos Jogos Rio-2016? Anteontem, em entrevista após a reunião com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para o megaevento, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos, anunciou que a modalidade trocaria o Maria Lenk, na Barra, pelo Forte de Copacabana. Só faltou um detalhe: a autorização prévia do Exército, por meio do Comando Militar do Leste.
Ontem, a instituição militar deixou claro que só soube da ideia pela imprensa. A seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informou: "O Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana está empenhado em cumprir o compromisso assumido pelo Exército Brasileiro para que essa unidade venha a apoiar as competições da maratona aquática e triatlo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, em conformidade com documento assinado pelo chefe de gabinete do Comandante do Exército, dirigido ao Sr. Jacques Rogge, Presidente do Comitê Olímpico Internacional, datado de 30 de janeiro de 2009".
O documento, segundo o Comando Militar do Leste, garante o uso, sem custo, pelo Comitê Organizador, das instalações do Forte de Copacabana para maratonas aquáticas e triatlo. Depois de acrescentar que no Forte haverá ampla arquibancada e centro de mídia, o CML acrescentou: "Não existe, até o momento, compromisso relativo à competição de saltos ornamentais".
Bem diferente, do que disse Nuzman.
-Vocês, fotógrafos e cinegrafistas, farão lá as imagens mais bonitas dos Jogos - afirmou ele, anteontem.
Procurado pela imprensa, o Comitê Rio-2016 informou que, após "contatos informais" com representantes das Forças Armadas, o comitê informou à comissão de coordenação do COI para os Jogos propostas de alterações de locais de competição: "A partir da concordância do COI, o Rio 2016 formalizará às partes interessadas a solicitação de uso das instalações de Deodoro para as disputas de rúgbi, hóquei na grama e basquete, além do Forte de Copacabana para os saltos ornamentais."
Ou seja: somente agora, depois de conseguir o aval do COI e de Nuzman anunciar o que não estava acertado, é que o comitê organizador da Rio-2016 vai formalizar, junto ao Exército, o pedido de cessão de novos espaços para modalidades, como rúgbi, hóquei, basquete e saltos ornamentais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado