02/01/2013 - Oficial de justiça dá quatro dias para não-índios deixarem área urbana em demarcação Marãiwatsédé em MT


Foto: José Medeiros
Oficial de justiça dá quatro dias para não-índios deixarem área urbana em demarcação Marãiwatsédé em MT
Os moradores da área urbana do Posto da Mata, no distrito de Estrela do Araguaia, região nordeste de Mato Grosso, têm quatro dias para deixar o local. A área foi demarcada como indígena pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1998 e a desintrusão começou em dezembro de 2012, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A força-tarefa de despejo comandada por policiais federais e agentes da Força Nacional de Segurança se iniciou no dia 10 de dezembro, pouco mais de um me após a notificação dos moradores. As primeiras prioridades abordadas foram as de maior porte na região rural.
No primeiro dia da operação, os moradores entraram em um duro confronto contra os policiais, que adentravam a uma das maiores fazendas da localidade. Dezenas de pessoas foram divididas em caminhonetes até a propriedade e começaram as hostilidades com pedras contra a polícia, que respondeu com balas de borracha e bombas de efeito moral.
Após o primeiro confronto, os policiais conseguiram desenrolar a operação sem novos embates. Os moradores ensaiaram buscas contra a força-tarefa, mas não obtiveram êxito. A entrada na área urbana só aconteceu na manhã deste domingo, (30), por volta de 6h.
Fonte: Olhar Direto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário