01/10/2012 - Americanos mortos no Afeganistão chegam a 2 mil

Americanos mortos no Afeganistão chegam a 2 mil
01 Out 2012


Militar e civil foram vítimas de tiroteio com integrantes do Exército afegão


CABUL Um tiroteio entre forças da Otan e integrantes do Exército do Afeganistão deixou dois americanos - um militar e um civil - mortos ontem, elevando à marca de 2 mil o número de baixas fatais entre militares e civis dos EUA na guerra iniciada em 2001, logo após os ataques terroristas às Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. As circunstâncias do confronto, no entanto, ainda estão cercadas de mistério. Inicialmente, a coalizão ocidental informou que o tiroteio teria sido iniciado por um militar afegão que se voltou contra suas tropas, mas depois disse que tiros disparados por insurgentes podem ter levado a um tipo de "mal-entendido". O conflito teria matado também pelo menos três afegãos.
O confronto pode ainda levar a uma nova suspensão das operações conjuntas entre militares da Otan e do Afeganistão. Há duas semanas, elas já tinham sido adiadas devido a um grande aumento no número de incidentes do tipo. Desde o início do ano, ao menos 52 integrantes das tropas internacionais foram vítimas de ataques de seus aliados afegãos ou de pessoas disfarçadas com uniformes das forças de segurança do Afeganistão.
- O número de baixas é modesto para os padrões históricas de guerra, mas cada baixa é uma tragédia, e 11 anos é muito tempo (para uma guerra) - comentou Michael O'Hanlon, analista da Brookings Institution em Washington. - Todas estas mortes acabam sendo internalizadas por um público americano que já vem acompanhando esta campanha há bastante tempo. Mas mais alarmantes agora são estes ataques internos e a sensação de desesperança que isso transmite para muitos.   resenha

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário