20/08/12 - Ministro da Defesa recebe medalha na celebração do aniversário da ESG

Ministro da Defesa recebe medalha na celebração do aniversário da ESG

Rio de Janeiro, 20/08/2012
 – Nas comemorações dos 63 anos da Escola Superior de Guerra (ESG), o ministro da Defesa, Celso Amorim, foi homenageado com a medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. Numa cerimônia ocorrida no pátio da ESG, na Urca, Amorim destacou em mensagem que “idealizada para desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para as funções públicas dedicadas à defesa do Brasil, a ESG acumula, desde sua criação, em 1949, distinto histórico de contribuição para a história nacional – ao mesmo tempo em que tem demonstrado capacidade de evoluir ao longo do tempo para manter a mais estreita sintonia com o país a que serve”.



Ainda segundo a mensagem do ministro, “um Brasil que consolida a democracia, que equaciona seus desafios sociais e que se projeta como pólo da economia e da política internacionais encontra na ESG uma respeitável instituição pública, capaz de formar quadros especializados e oferecer a seus líderes elementos de análise que contribuem para a reflexão e a política nacional em matéria de defesa”.

Amorim destacou como exemplo de “notável capacidade de evolução da ESG” os cursos oferecidos pela escola. E lembrou que tais cursos, inicialmente dedicados ao público militar, foram abertos numa outra fase a todos os segmentos da sociedade brasileira.

“Atualmente, o curso de altos estudos de política e estratégia, um dos principais cursos da ESG, orienta-se pelo objetivo de buscar a representatividade de todas as regiões do país e de todas as áreas profissionais”, disse ele, na mensagem.

Amorim também destacou a criação do campus da ESG em Brasília. Para o ministro, a presença da ESG na capital do Brasil atende ao objetivo estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa de “promover maior integração e participação dos setores civis governamentais na discussão dos temas ligados à defesa”.

“Neste novo mundo multipolar que se anuncia, o papel da ESG em ajudar a entender a posição do Brasil cresce em importância. A estruturação do Curso Avançado de Defesa Sul-americano (CAD-Sul) – com sua primeira edição a ser iniciada no final deste mês – demonstra o amadurecimento da nossa Política Nacional de Defesa na capacidade de articulação com os vizinhos da América do Sul”, afirmou.

O comandante da ESG, general Túlio Xerém, lembrou em discurso a importância da entidade, desde sua criação, em meados do século passado, quando o Brasil era um grande país agrícola, para a nação que, em pleno século 21, colhe os frutos de um crescimento notável. “Estamos entre as maiores economias do mundo, com crescente importância no âmbito internacional e com enorme potencial ainda a ser desenvolvido”, disse.

Para o comandante da ESG, “o amor à Nação brasileira, o grande espírito patriótico são a síntese daquilo que a Escola Superior de Guerra nos legou. Daí sua relevante função na vida nacional”.  Ele também declarou que os conhecimentos desenvolvidos pela ESG, de cunho acadêmico e estratégico,“serviram de inspiração para a criação de outros centros de estudos estratégicos pelo Brasil afora, o que atualmente vem apresentando novo impulso em face da nova ordem internacional”.

A cerimônia foi marcada também pela entrega da medalha Marechal Cordeiro de Farias a autoridades militares e civis, bem como a homenagem com o “Diploma Amigo da ESG”.

Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário