- Atletas-militares, Sarah Menezes e Felipe Kitadai ganham ouro e bronze em Londres

Atletas-militares, Sarah Menezes e Felipe Kitadai ganham ouro e bronze em Londres

Brasília, 30/07/2012 – Integrantes da equipe de 51 atletas-militares que participam dos Jogos Olímpicos Londres 2012, os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai conquistaram as primeiras medalhas para o Brasil. Na categoria até 48 kg, Sarah bateu a atleta da romena Alina Dumitru e conquistou a medalha de ouro. Antes, Felipe havia conquistado o bronze ao vencer por “golden score” o italiano Elio Verde.

Sarah Gabriele Cabral de Menezes, 22 anos, e Felipe Eidji Kitadai, 23, que representam a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, passaram pelo Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas, iniciativa do Ministério da Defesa e do Ministério do Esporte implantada em 2008.

O programa preparou as equipes para os 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, e, também, atletas brasileiros que disputam as Olimpíadas de Londres, entre eles Sarah e Felipe, além de apoiar outros que buscam índices para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As conquistas em Londres também reforçam o apoio das Forças Armas na preparação de atletas para o 6º Jogos Mundiais Militares 2015, na Coreia do Sul.

Dos 259 atletas brasileiros que disputam medalhas, 51 são militares e passaram por treinamento na Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca, no Rio. Ao serem incorporados à Marinha ou ao Exército, eles ganharam patentes. Sarah, por exemplo, é marinheira. Felipe, soldado.

Os atletas-militares brigam ainda por pódio nas seguintes modalidades: vôlei, vela, atletismo, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, taekwondo, judô, tiro, boxe e triatlo. No fim de semana, a Marinha e o Exército emitiram notas oficiais parabenizando os judocas pelas conquistas em Londres.

Seleção de atletas
Para se tornarem atletas-militares e, deste modo, representarem a Marinha e o Exército, Sarah e Felipe passaram por meio de concurso para marinheiro e soldado temporário na especialidade em atletismo de alto rendimento. A partir daí, os aprovados são alistados e recebem treinamento básico como militar com duração de três semanas em média.

Nessa condição, os atletas incorporados às forças passam a ter direito a soldo e assistência médica. Podem também utilizar as instalações esportivas militares para treinamentos.

Sarah Menezes



Nascida em Teresina, capital do Piauí, Sarah Gabrielle de Menezes conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil. Sarah Menezes havia participado dos jogos Olímpicos Pequim 2008 e foi desclassificada na primeira luta. Até Londres, a judoca teve uma ascensão relâmpago: sagrou-se bicampeã mundial Junior de 2008 e 2009, em competições realizadas em Amsterdã, Holanda, e Paris, França, respectivamente.

Em 2010, ela conquistou bronze no Grand Slam em Tóquio, Japão, parte do circuito mundial da Federação Internacional de Judô. Em dezembro do ano passado, a marinheira ficou com a medalha de prata no Grand Slam, em Paris, França. Nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, ocorrido em 2011, Sarah ganhou bronze.

Felipe Kitadai
Felipe Eidji Kitadai nasceu em São Paulo. Integrante da seleção brasileira de judô desde 2008, o atleta é considerado o melhor judoca na categoria de até 60 quilos. Antes da participação em Londres, o soldado ocupava a 18ª posição no ranking.

Felipe tem no currículo a medalha de ouro na Copa do Mundo de judô, em Roma, Itália, onde bateu o único tricampeão olímpico, Tadahiro Nomura. O atleta foi ouro também nos jogos de Lusofonia 2009, bronze na Copa do mundo de São Paulo 2010 e ouro no Pan-americano, ocorrido em Guadalajara.

Fotos: Arquivo pessoal/Sarah Menezes
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado