INICIA OPERAÇÃO EM ÁREA COM MAIOR NÚMEROS DE POVOS ISOLADOS DO MUNDO


 Força Terrestre do Exército Brasileiro iniciou uma operação em uma área com a maior concentração de povos isolados do mundo. Esta área está localizada no Brasil e é o lar de várias tribos indígenas que têm pouco ou nenhum contato com o mundo exterior. A operação visa estabelecer contato com essas comunidades isoladas, prestar-lhes a assistência necessária e integrá-las à sociedade em geral, respeitando seu patrimônio cultural e modo de vida. Os esforços do Exército Brasileiro para engajar essas comunidades isoladas são cruciais para manter sua segurança e bem-estar, bem como para preservar suas culturas e tradições únicas. A operação é um passo significativo para garantir a proteção e inclusão dos povos mais isolados do mundo.

A 16ª Brigada de Infantaria de Selva iniciou uma operação com participação de agências federais e estaduais na região do Vale do Javari. Com a extensão de um país como Portugal, o local da ação corresponde à segunda maior terra Indígena do Brasil e reúne a maior concentração de povos isolados do mundo. 

Chamada de Operação Jacuixito – acrônimo dos rios Javari, Curuçá, Ituí, Itaquaí e Quixito –, a iniciativa foi deflagrada com uma reunião com representantes da FUNAI, Polícia Federal, autoridades locais, membros da comunidade e profissionais de segurança, incluindo engenheiros, biólogos e antropólogos. Segundo o General Ricardo Moussalem, comandante da 16ª Brigada, o objetivo da reunião foi informar os participantes acerca de detalhes da operação e reunir sugestões. 

Durante a operação, serão realizados patrulhamento fluvial, patrulhamento da BR-307, controle de pontos críticos, ações cívico-sociais, além de transporte aéreo logístico. De acordo com o Major Cunha, oficial de operações da 16ª Brigada, os militares engajados na operação cumpriram um período de quarentena em atendimento ao protocolo sanitário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “Após a quarentena, iniciamos os deslocamentos no dia 11 de março. Ao iniciarem as atividades, os militares serão submetidos a testagem e avaliação médica”, reforçou o Major. As ações ocorrem no contexto da Operação Ágata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário