OLIMPÍADA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS 2023

 

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou a Olimpíada Escolar 2023 entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A Olimpíada Escolar é disputada entre os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, e engloba as modalidades atletismo, voleibol, basquetebol, corrida rústica, futebol, hipismo, judô, natação, orientação e pentatlo militar. A competição visa à integração, à seleção e ao preparo dos atletas para futuros eventos esportivos, como a disputa entre o Exército e a Aeronáutica (EXAER), que acontecerá em setembro. Crédito: ESA 

Na cerimônia de abertura, o Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou que as competições são uma oportunidade de os alunos demonstrarem suas capacidades individuais e coletivas, vibrarem com as vitórias, bem como desenvolverem o espírito de corpo, tanto nas vitórias como nas derrotas.

O Aluno Rotnes Douglas da Silva Pessoa de Mello, do Curso de Cavalaria, conduziu o fogo simbólico e acendeu a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda a competição. Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o jogador de vôlei Rodrigo Nascimento Pinto (Rivaldo) e escolares de Três Corações. 

Após os cinco dias de competição, o Curso de Infantaria sagrou-se campeão da Olimpíada, seguido pelos Cursos de Cavalaria e de Comunicações. O Aluno do Curso de Cavalaria Yuri Caíque Pereira Sousa, atleta mais laureado dessa edição, extinguiu a Pira Olímpica, marcando o encerramento dos jogos. 

Durante a cerimônia de encerramento, o Comandante da Escola de Sargentos das Armas destacou que “os três principais objetivos da Olimpíada Escolar foram plenamente atingidos: a integração entre as Armas; a seleção de atletas que representarão o Exército na próxima EXAER; e, sobretudo, o incremento do espírito de corpo tanto nas competições quanto nas torcidas.” O Comandante parabenizou as torcidas, os atletas, a arbitragem, a organização e a banda de música pelo desempenho, esforço e excelência nos trabalhos. Ele enfatizou que a semana foi marcada pela certeza do dever cumprido, e declarou encerrada a Olimpíada Escolar 2023.

Os atletas desfilaram em continência ao Comandante da Escola e, as autoridades, equipe técnica e atletas realizaram a volta olímpica ao som do Tema da Vitória, do Maestro Eduardo Souto Neto. O General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e eterno Comandante da Escola de Sargento das Armas, prestigiou a cerimônia de encerramento da Olimpíada Escolar 2023.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário