21/04/2015 - Tiradentes portal

Site dá detalhes sobre a vida de Tiradentes e outros inconfidentes.Tiradentes foi condenado à forca há mais de 200 anos. Portal traz versão impressa da investigação feita na época.Ismar MadeiraOuro Preto, MG
Nesta terça-feira (21) é aniversário de morte de Tiradentes, um dos líderes da inconfidência mineira. Ele foi condenado à forca há mais de 200 anos. Todos os detalhes do julgamento estão disponíveis na internet.

Arte e história nas ruas. “Parece um cenário de novela”, brinca uma mulher.
Ouro Preto foi o cenário da Inconfidência Mineira, a conspiração liderada por Tiradentes contra a coroa portuguesa por causa da cobrança de impostos. A casa onde os inconfidentes se reuniam era o endereço de Tiradentes. No museu, estão partes da forca usada na execução dele.
Algumas relíquias ajudam a entender o que realmente aconteceu. Mas são tão delicadas que é preciso muito cuidado com elas, até para tocar. Documentos do século XVIII mostram como viviam, do que foram acusados e como se defenderam os inconfidentes mineiros. Tudo guardado a sete chaves. Mas agora eles vão estar disponíveis a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo. Basta ter acesso à internet.
O Portal da Inconfidência (http://portaldainconfidencia.iof.mg.gov.br/) traz a versão impressa da investigação feita na época, cheia de curiosidades.
“Se eu digitar ‘feio’, eu vou encontrar a maneira como Alvarenga Peixoto caracterizou Tiradentes: ‘feio’ e ‘espantado’”, diz Luiz Carlos Villalta, historiador da UFMG.
Parte dos documentos está no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e outra parte, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, como a sentença de morte de Tiradentes, acusado de "rebelião e alta traição".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário