03/01/2015 - Escrivão da PF que matou Tenente do Exército é transferido para São Luís

 17/11/2014  02:45h
O agente da Policia Federal em Caxias, Isnardo Franciolli Guimarães dos Santos, 39 anos, que na madrugada de domingo matou com um tirou no peito o tenente do Exército José Ramos Correia Júnior, 25 anos, foi transferido para a sede da PF em São Luís. O crime ocorreu após uma discussão banal de trânsito no centro da cidade.
A prisão preventiva do agente, que atuava na função de escrivão da PF, foi deferida pelo juiz João Pereira Neto. No seu despacho, o magistrado enfatiza a decisão de mantê-lo preso para garantir a aplicação da Lei "para fins de garantia da ordem pública, para assegurar a aplicação da lei penal e por induvidável necessidade processual", afirma o juiz.
Apesar de afirmar em seu depoimento à polícia civil de que agiu em legítima defesa, para o juiz que decretou a prisão preventiva, o fato do autor do crime, ser um experiente agente da PF, ser treinado para enfrentar situações de risco é um agravante.
"Contudo, as regras de experiências do que ordinariamente acontecem devem ser pautadas por critérios objetivos e idôneos, sobretudo quando a pessoa supostamente ameaçada por conduta de outrem é um destacado Agente da Polícia Federal, como o indiciado, com larga experiência sobre como se defender de um risco real ou presumido", cita o juiz que vislumbra que o autor "parece ter agido sem a necessária cautela para enfrentar a situação de perigo que lhe acorria, pois tão logo a vítima desceu do veículo já foi logo sendo baleada, atingida em região de notória e evidente letalidade, por conta de disparo efetuado pelo indiciado".
A vítima, José Ramos Correia Júnior, que era lotado no 25º BC em Teresina, também cursava Direito na capital piauiense. Filho de um policial reformado, ele não era casado e morava com os pais no bairro Seriema.
Durante todo este domingo, familiares, amigos e colegas de profissão, inclusive representantes do 25º BC estiveram em Caxias para dá o último adeus ao militar. O corpo foi sepultado no final da tarde no Cemitério dos Remédios.

Fonte: Direto da redação do NOCA/Mano Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário