Home » » 08/11/2013 - Promoção a 2º Sgt do Quadro Especial do Exército

08/11/2013 - Promoção a 2º Sgt do Quadro Especial do Exército

 De Acordo com o Banco de dados do DGP, existem atualmente 9.347 (nove mil trezentos e quarenta e sete) 3º Sgt QE na ativa, essa quantidade existente juntando todos, inclusive os Taifeiros que já são 3º Sgt, de acordo com a Lei 10.951/04.

No total aproximadamente 2.800 (dois mil e oitocentos) 3º Sgt QE deverão ser promovidos, por já possuírem o interstício de 86 (oitenta e seis) meses na graduação.

No corrente ano, deixarão de ser promovidos a 2º Sgt QE, aproximadamente 60 (sessenta) militares, por atingirem a idade-limite de 49 (quarenta e nove) anos estabelecida no Estatuto dos Militares, antes de completarem o interstício necessário na graduação de 3º Sgt QE.

Até 2022, o segmento dos Sgt QE deverá ser extinto..

Proposta: Interstício em 86 (oitenta e seis) meses na promoção para 2º Sgt QE de acordo com o já prescrito na Port nº 659 – Cmt Ex/2002, a fim de manter a paridade e o tratamento isonômico com relação aos 3º Sgt de escola, pertencentes ao mesmo círculo hierárquico.

- Fixar os limites para a promoção em 1º Dez 13,click aqui: conforme o Dec nº 4.853, de 6 Out 03, (R-196), para todos os 3º Sgt QE promovidos até 1º Jun 06 (cumprido o interstício). O objetivo é permitir a promoção desses militares a 2º Sgt, desde que não incidem em situações impeditivas.

- Fazer constar no corpo do decreto a informação de que o mesmo “passa a vigorar a partir de 1º Dez 2013, com efetivos retroativos a essa data!, tendo em vista a possibilidade de este diploma legal não ser aprovado com oportunidade, por necessitar de despacho com a Senhora Presidente da República.

- Altera a Port nº 15-EME, no sentido de adequá-la aos cargos de Sgt QE, criados anteriormente.

- Atribuir ao DGP a condução do processo de promoção a 2º Sgt QE a realizar-se em 1º Dez 13, afim de possibilitar a promoção a 2º Sgt pelos critérios de merecimento e de antiguidade, conforme previsto na R-196. 

Fonte: MD.


Obs: DO PROCESSAMENTO DAS PROMOÇÕES,   CAPÍTULO V, 

Art. 25.  As promoções à graduação de Terceiro-Sargento do Quadro Especial - QE são da competência do Comandante Militar de Área, realizadas de acordo com as normas específicas estabelecidas pelo Comandante do Exército.

Share this article :

+ comentários + 7 comentários

16 de novembro de 2013 12:14

Amigo esqueceu de uma coisa você tem sargento na inatividade com 11, 12, 13, 14 e 15 de terceiro sargento QE de tempo em ativa e hoje estão na reserva. Eles tem direito tanto a pedirem a reintegração ao serviço ativo para ser promovido como ir a justiça pedir a promoção do tempo que possuíam ativo por ser mais antigo devido a legislação da amparo para eles mesmo na reserva. Esse item que diz que a promoção é somente na ativa não existe amigo por que houve uma divisão e você ficou com sargento que foram como segundo com a graduação a cima, sargento que essa lei esta a prejudicar sem graduação merecida e os outros que vão sair segundo sargento e se alei de remuneração mudar eles ficaram primeiro sargento e os QE que ficaram terceiros como ficam amigo

17 de novembro de 2013 09:06

Uma outra coisa os QE que possuíam tempo ativo nesse interstício hoje estão na reserva. As leis são feitas para todos então da mesma forma que perderam o direito de ir com posto acima e graduação para todos os militares e eles já estavam lá na reserva ou ativa também foi feita essa Lei que só contempla o pessoal na ativa, claro e consequentemente que não atingir esse interstício ficará de fora. Mais existe um problema técnico que existe sargentos do grado especial que ficaram praticamente com o dobro desse serviço e hoje estão na reserva e cumpriram esse tempo na ativa, então em processos administrativos dentro das vias administrativas e mesma na regulamentação e organização da lei ao ser normalizada dentro do Exército eles possuem direito e se não for reconhecido vai ser pior para Exército vai ter que pagar um elevado número de atrasados, adicionais e diferenças na justiça comum referente a dano moral de cinco anos.

27 de novembro de 2013 14:11

Olha e você juridicamente falando não pode exigir nada de quem esta na reserva somente quem esa na ativa por que se esses soldados, cabos e sargentos tem tempo de serviço na graduação de acordo com a Lei em tempo ativo não vão perder nunca e juiz algum vai dar contra a legislação sob alegação com descaso som a classe na época e o erro administrativo de ter dado a estabilidade e esquecido de suas carreiras o conselho que dou a vocês senhores que se juntem em ações coletivas assim que algum sargento qe mais moderno que você for promovido e peça todos os seus direitos por que vocês merecem o devido direito e respeito.

2 de janeiro de 2014 11:58

em 31 dez saiu um informex com 409 promoções das 2800 que deveriam ser promovidos, como sempre no apagar das luzes e o restante qual a perspectiva

31 de janeiro de 2014 20:50

olá amigo, Eu sou praça de 90, tenho 24 anos de serviço ativo e sou cabo de 2003, por tanto tenho 10 anos de graduado, pois bem as leis que regula a promoção dos militares, 1º item dessa legislação referem que o militar deve te 15 anos de serviço ou mais de tempo de serviço efetivo e não 15 anos de graduado, a minha duvida é que eu ainda não ache esse paragrafo que fala que o militar deve te 15 anos na graduação, para que eu fico mais tranquilo companheiro tenta descobri pra nós onde esta escrito essa legislação só assim eu vou entente-lo melhor. um abraço!

31 de janeiro de 2014 21:00

Severino Dantas,
Lei n 12782 - § 2o Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto. Confira aqui http://militaresbrasil.blogspot.com.br/p/sargento-qe_2207.html

17 de fevereiro de 2014 14:52

sou sgt qe estou na reserva a dois anos gostaria de saber se estou enguadrado para promoção a 2ºsgt qe

Postar um comentário

O conteúdo do site é moderado para evitar situações constrangedoras, spam ou quebra de regras.

Hoje é

33

897

fãs
7022
artigos
comentários

 
Support : | | Mas Template
Copyright © 2009 - 2014. militaresbrasil - All Rights Reserved
Template Created by Published by
Proudly powered by Blogger