18/09/2012 - Marinha do Brasil realiza controle de hidrovias



Marinha do Brasil realiza controle de hidrovias
De 17 a 28 de setembro, a Marinha do Brasil realiza o controle de hidrovias nas águas dos rios Solimões e Purus, no estado do Amazonas, como parte da Operação Amazônia. A ação pode ser comparada a uma blitz: com o apoio das Lanchas de Ação Rápida, inspetores navais e fuzileiros navais desembarcam de um Navio-Patrulha Fluvial que está ancorado em um ponto específico, para inspecionar todas as embarcações que transitarem na região. Durante a inspeção, são verificadas irregularidades e a presença de material ilícito. Dessa forma, os navios da Marinha são adestrados na atividade, que normalmente é executada por meio de patrulhas navais, quando os navios fazem inspeções enquanto navegam.
Atualmente, cerca de 5 mil militares estão envolvidos nos exercícios, sendo 800 são da Marinha do Brasil. A Força Naval Componente (FNC) participa da operação com o emprego de dois Navios Patrulha Fluviais Classe Pedro Teixeira e três da classe Roraima, pertencentes ao Comando do 9º Distrito Naval (COM9DN) - Manaus; dois Navios Patrulha da Classe Piratini e um da classe Grajaú, do Comando do 4º Distrito Naval - Belém, dois Navios de Assistência Hospitalar da classe Osvaldo Cruz, além de três aeronaves "Esquilo" do Terceiro-Esquadrão de Helicoptero de Emprego Geral, do COM9ºDN. Cerca de 350 Fuzileiros Navais também atuarão na Operação. Além de inspeções navais, a Marinha realizará as ações cívico-sociais, por meio de ações de assistência hospitalar nos seus navios.
Segundo o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, também Comandante da FNC, essa operação trouxe novidades. "Estamos com reforço da tropa com elementos do COM4ºDN, além de 107 Fuzileiros Navais transportados pela Força Aérea de Belém até Manaus. Temos presentes em nossas embarcações artilharia anti-aérea do Exército Brasileiro. Dessa maneira, todos operam conjuntamente durante a Operação".  operacoes/militaresbrasil
·         Marinha do Brasil realiza controle de hidrovias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário