17/09/2012 - Exército estuda medidas dura para os Praças


Senhores,


Acabei de receber esse documento, mantive contato com a fonte, e foi informado que as mudanças vão realmente ocorrer dentro do Exército Brasileiro.

A grande preocupação está voltado para duas categorias: Os sargentos do Quadro Especial : O Comando do Exército, está estudando uma forma de criar a promoção na ativa para a graduação de 2ºsgt QE, evitando dessa forma a intromissão de alguns deputados federal do PT/RS que estão com proposta para apresentar a Presidente Dilma, permitindo criação de uma lei que venha proporcionar a promoção dos militares do Quadro-Especial a graduação de Subtenente no Exército, tal como ocorreu com o pessoal Taifeiro da FAB. Dentro do Exército Brasileiro não existe lei que trata a respeito do avanço funcional dentro da carreira, e sim portarias. Os Sargentos de carreira: Na verdade a evasão dos sargentos/subtenentes tem preocupado a Força - Terrestre, muitos militares tem entrado na força, e usando-a como trampolim para outras carreiras de Estado.Geralmente esses militares estão alocados em repartição administrativas. O comando estuda a possibilidade de criar alguns cargos de graduação entre 1º Sgt e ST e designar todos os militares de carreira que estão em função administrativa para atuar envolvido diretamente com a tropa.

AposentadoriaEstudos apontam para 35 anos efetivo de serviço, outros tanto informam que poderá chegar a mais de 40 anos de serviço, devido a perspectiva de vida do povo brasileiro ter alcançado patamares dos países de primeiro mundo. 

Os demais estudos segue abaixo, conforme repassado a este Comando, in verbis:


 Data: 13 de setembro de 2012 14:08



Assunto: APERFEIÇOAMENTO DOS PLANOS DE CARREIRA DOS QUADROS DO EB



Para: LIMA VERDE



Para conhecimento...



Assunto: APERFEIÇOAMENTO DOS PLANOS DE CARREIRA DOS QUADROS DO EB



Conforme Portaria 134 Cmt EB de 28 FEV 12 para o referido aperfeiçoamento 

  Foram debatidos alguns itens de interesse para a carreira dos Graduados, não sei se outras OM estão fazendo GE(grupos de estudos) para enviar propostas ao MD ou ao Cmt Ex, mas aqui  serão enviadas algumas propostas sobre estes assuntos.

 1) Criar novos cargos administrativos para os of QAO, ST e sgt QE -  A idéia do documento é retirar militares combatentes em OM operacionais de atv adm. Dar vazão ao grande número de militares sem devido cargo, possibilitar ao QAO ser nomeado professor de CM devidamente capacitado.



2) estudar a criação de graduações intermediárias em relação äs existentes (Sargento Mor entre a grad de  1o Sgt e Sten).



3) Estudar a regulamentação de um Plano de demissão voluntária - Foi realizado este estudo e chegou-se a conclusão que no momento atual não é interessante ao EB.



4) Diminuir interstícios em cada graduaçào.



5) Tentar elevar a graduação de Superior  Tecnólogo o CFS.



6) Não se cita o CHAQao em nenhum momento do referido documento.



7) Foi sugerida a nomeação de St na função de instrutor.



Foi sugerida que a função de Enc Mat seja revista para outras graduaçòes, que o STen seja um assessor direto dos cmt em diversos escalões.

9) uma nova tabela de interstício o Sgt chegaria com 18 anos de sv a graduaçào de 1o Sgt, com 22 anos St, 24 anos 2o Ten, 1o Ten com 27 anos e a capitão com 32 anos de serviço.



10) A outra tabela com a inserção da graduaçào de Sgt Mor ficaria assim: Com 19 anos 1o Sgt, 22 anos Sgt Mor, 25 anos S Ten, 27 anos 2o Ten, 30 anos 1o Ten e 35 de sv anos a Cap.



11) Este comando optou em aderir a primeira tabela , com a ressalva que se caso for criada a graduaÇào de Sgt Mor , esta chegue com 18 anos de serviço, diminuindo o tempo de promoção de 3o a 1o Sgt.

12) estuda-se a criação de novas linhas de carreira como cibernética, inteligência, logística e outras (QMS Comandos não foi citada)

 COMENTÁRIOS

- Ficou claro que é quase certeza , que o tempo vai aumentar para 35 anos de serviço. Mas no devido documento não informa se a promoção ao oficialato será via  chacao.Sugeriu (nas propostas deste comando) que o QCO seja fechado ao público civil e seja destinado somente aos praças do EB (como é na MB e FAB).


  A idéia sempre do MD(Cmdo do EB) não é mexer na LRM, para que o militar qdo for para a reserva seja aposentado com o salário integral (segundo informes o Brasil é o único país da AL que o militar recebe integralmente seu soldo na aposentadoria). Algumas mudanças estão previstas para 2030, mas nas mudanças para os praças não foi colocado prazo (se vai ser daqui a 5,10 anos que isto irá vigorar). Com isso verifica-se que é a 2a vez em uma ano que se fazem estudos sobre a carreira dos praças, talvez seja fruto da grande evasão que esteja ocorrendo em todos os quadros. Me perdoem se repassei estes informes caso alguém já soubesse deste documento.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário