14/09/2012 - PJM Rio pede a condenação de militares por exercícios exagerados em curso


PJM Rio pede a condenação de militares por exercícios exagerados em curso

O 1º Ofício da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra um capitão e três tenentes do Exército Brasileiro. Os militares são acusados de terem aplicado à tropa exercícios físicos de intensidade exagerada, que não estavam previstos no Quadro de Trabalho Semanal do Curso de Formação de Cabos de 2010, do 25º Batalhão Logístico, em Deodoro, no Rio de Janeiro.
Entre os dias 07 junho e 20 de agosto de 2010, os militares denunciados, responsáveis pelo treinamento do Curso, forçaram os alunos a realizar sequências exaustivas de polichinelos, agachamentos e flexões. Nas justificativas, alegam que os exercícios objetivavam a manutenção da disciplina do grupo.
Em decorrência da carga excessiva de treinamento, um soldado do curso desenvolveu uma lesão degenerativa no menisco do joelho direito e precisou ficar afastado dos exercícios físicos e do serviço por 60 dias, resultando no seu desligamento do curso.
Na denúncia, a PJM Rio de Janeiro requer que o capitão e os tenentes sejam processados e julgados por expor a perigo a saúde dos alunos – crime previsto no Artigo 213 do Código Penal Militar.
Os recorrentes casos de abusos cometidos em cursos e treinamentos levou o Ministério Público Militar a encaminhar uma Recomendação aos comandantes das Forças Armadas, em maio de 2011, alertando sobre a necessidade de observância das normas e procedimentos que devem ser adotados quando da realização dessas atividades.  mpm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário