05/09/2012 - Estrutura do 7 de Setembro tem 581 toneladas de equipamentos na Esplanada dos Ministérios


Estrutura do 7 de Setembro tem 581 toneladas de equipamentos na Esplanada dos Ministérios

altBrasília, 05/09/2012 – À véspera das comemorações do Dia da Pátria, um grupo de 40 operários trabalha intensamente no canteiro da Esplanada dos Ministérios. Todo o esforço tem por objetivo instalar 581 toneladas de equipamentos da estrutura que abrigará o desfile cívico-militar da sexta-feira (7/9), data em que se comemora a Independência do Brasil.

Em frente ao prédio dos Ministérios de Minas e Energia e do Turismo, Pedro e Luiz desenrolam nove metros de lona de vinil, observados por Adelino. Os dois trabalhadores tentam alinhar o material que irá fechar um dos palanques montados na Esplanada. Após fixar a faixa na posição correta, os profissionais começam a grampeá-la e, em poucos minutos, a estrutura está pronta para receber a presidenta Dilma Rousseff, ministros de Estado, oficiais militares, religiosos e demais autoridades que se posicionarão num dos cinco módulos.

“Trouxemos para cá 12 faixas de palco. Temos outras estruturas que serão adesivadas. Essa é a nossa rotina de trabalho”, contou Adelino Muller, da empresa  contratada para o serviço de acabamento da estrutura da festa em Brasília. Enquanto conversa e faz os ajustes, o trabalhador é observado pelos colegas Luiz Carlos Livramento de Sousa e Pedro Adriano Cordeiro.

Adelino trabalha há quatro anos na montagem da estrutura na capital federal. Mas ele só esteve na Esplanada uma vez para ver o desfile. Segundo observou, o melhor da festividade foi a exibição dos paraquedistas. Desta vez, ele vai conversar com os familiares e decidir se assistirão à parada cívico-militar.

alt

Esse é o clima nos canteiros da Esplanada na semana que marca o Dia da Pátria. Enquanto pedestres passam apressadamente rumo aos gabinetes e motoristas circulam pelas largas pistas que ligam a Praça dos Três Poderes à rodoviária do Plano Piloto, operários trabalham com afinco. Tudo isso para que, na próxima sexta-feira, a estrutura esteja em condições de receber entre 35 e 50 mil pessoas que irão assistir ao desfile.

Toneladas de equipamentos

Na tribuna principal, onde ficará a presidenta Dilma, o vice Michel Temer, ministros e demais autoridades, o empresário Alexandre de Freitas Pimenta transforma-se no centro das atenções. Ele é dono da empresa contratada sob licitação pelo governo federal para montar a infraestrutura na Esplanada. Alexandre disse que trouxe 581 toneladas de equipamentos, como por exemplo gradis e placas de alumínio que são utilizadas no fechamento dos palanques.

“É a primeira vez que faço esse serviço para o governo. Ganhei a licitação e estamos montando a estrutura para dar segurança e conforto aos que vierem assistir ao desfile”, disse o empresário.

Todo o material foi transportado da cidade de Franca (SP), distante cerca de 700 quilômetros de Brasília. Foram empregadas 15 carretas com capacidade de 25 toneladas; 20 caminhões trucados de 15 mil quilos cada e mais sete caminhões que transportam oito toneladas cada. Apenas a área destinada as autoridades tem capacidade de receber 1 mil convidados.

altDe acordo com a organização do evento, a área montada pode abrigar confortavelmente 20 mil pessoas. Na tribuna de autoridades será exigido a apresentação dos convites. Nos demais palanques, a ocupação se dará por ordem de chegada. Para evitar excesso de pessoas, na entrada, um funcionário fará a contagem e, quando atingir a capacidade, se procederá o fechamento. O acesso será liberado a partir de 6h da sexta-feira.

Trânsito interditado

O Comando Militar do Planalto divulgou o esquema de trânsito para o dia do desfile. A partir de 5h até o término do desfile, a L4 e a N1 nas imediações do balão para a Ponte JK e Palácio da Alvorada estarão fechadas para veículos que não estejam credenciados. Os motoristas que vierem pela Avenida das Nações, no sentido Esplanada dos Ministérios, devem rumar pela N2 – no anexo dos ministérios. Lá, os carros podem ficar estacionados apenas nas áreas destinadas a este fim. As pistas da N2 não poderão servir de parada para os veículos.

Os carros oficiais e com adesivos de trânsito livre poderão ter acesso à N1 (pista do desfile cívico-militar) apenas para desembarque ou embarque de autoridades. E poderâo, inclusive, trafegar pela Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, com a mesma finalidade. Essa circulação é permitida até 8h30, quando a via passa por interdição.

Entre 8h40 e 9h, a via L4, na altura da Vila Planalto ao balão que permite o acesso à Ponte JK, será fechada para permitir o deslocamento da presidenta Dilma. O espaço onde está o Circo Tihany, perto do Teatro Nacional Cláudio Santoro, abrigará os veículos que irão transportar as tropas militares e os estudantes ao término do desfile.

Para quem se desloca pelo Eixo Monumental ou qualquer via para a Esplanada dos Ministérios, o trânsito estará liberado. Os carros poderão ser estacionados nas vagas dos ministérios ou pela S2, atrás dos ministérios. O trânsito será normalizado após a parada cívico-militar.

Fotos: Felipe Barra  
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)  
Ministério da Defesa  
61 3312-4070

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário