- 2º RCMec comemora os 147 anos da Resistência de São Borja


2º RCMec comemora os 147 anos da Resistência de São Borja
São Borja (RS) – Nos dias 3 e 4 de junho, foram comemorados os 147 anos do Combate da Resistência de São Borja, ocorrido no dia 10 de junho de 1865, nos primórdios da Guerra da Tríplice Aliança. Nessa batalha, imortalizou-se na história de São Borja, a figura do Comandante do 1º Corpo de Voluntários da Pátria, o Brigadeiro João Manoel Menna Barreto, patrono do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento João Manoel”.
Às 10:00h do dia 10 de junho de 1865, uma coluna com cerca de 12 mil paraguaios invadiu a cidade. Pouco mais de 650 brasileiros tentaram defender a cidade quando os adversários iniciaram a travessia do Passo de São Borja. Depois de quatro horas de luta, os defensores receberam o auxílio do 1º Batalhão dos Voluntários da Pátria. O reforço de última hora deu uma sobrevida à resistência brasileira, contudo, dois dias depois, a cidade foi dominada.
Após Jantar Campeiro e Tertúlia realizados no Capão dos Voluntários, ocorreu a saída solene da lança de ébano que pertenceu ao Brigadeiro João Manoel Menna Barreto, acompanhada por uma representação de militares e civis a cavalo, que a conduziram até o quartel do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, onde foi realizada solenidade militar com entrega da medalha “Brigadeiro João Manoel”.
fonte:  exercito
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário