20/10/2015 - Justiça decretou saída de garimpeiros de jazida em Pontes e Lacerda (MT)

Garimpeiros devem ser retirados da 'Nova Serra Pelada' nesta terça em MT. Cinco garimpeiros ficaram feridos após desmoronamento de galeria no local.
Denise Soares Do G1 MT.
Vários barracas foram armadas em garimpo  (Foto: Júlio Cesar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)Região, já chamada de 'Nova Serra Pelada', deve ser desocupada nesta terça por policiais (Foto: Júlio Cesar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
Os garimpeiros que atuam ilegalmente na Serra da Borda, a 20 km de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, devem ser retirados do local ainda nesta terça-feira (20). A região, já chamada de "Nova Serra Pelada", tem atraído garimpeiros profissionais e ocasionais há mais de dois meses à procura de jazidas de ouro. Pelo menos cinco mil pessoas circularam pelo local desde a descoberta do ouro.

A desocupação, ainda sem horário previsto, deve ser feita pelas polícias Federal, Militar e Rodoviária Federal. A Polícia Federal informou através de nota que irá coordenar a operação de retirada e que abriu inquérito para apurar o caso.
No final da tarde desta segunda-feira (19) ocorreu um desmoronamento de uma galeria aberta para a extração de ouro. Pelo menos seis pessoas foram soterradas. No entanto, cinco deram entrada na Santa Casa da cidade e liberadas no final da noite apenas com ferimentos leves.
A unidade de saúde informou que apenas um dos garimpeiros teve um ferimento no braço esquerdo, considerado mais sério.
A Justiça Federal determinou na última sexta-feira (16) o fechamento do garimpo devido à ausência de autorização por parte do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Pepitas de ouro foram pegas em garimpo
(Foto: Júlio Cezar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal)
Pepitas de ouro foram pegas em garimpo (Foto: Júlio Cezar Ferreira de Souza/ Arquivo pessoal) Na decisão, o juiz federal Francisco Antônio de Moura determinou a retirada, com prudência, de todas as pessoas que se encontram no local – entre elas crianças, mulheres e idosos –, a proibição de ingresso de novas pessoas na área e a apreensão de todo o ouro já extraído irregularmente do local, bem como de todos os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados para a extração e lavra do minério.
Agentes da PRF foram ao garimpo na Serra da Borda ainda na segunda para comunicar os garimpeiros da decisão judicial que determinou o fechamento imediato do local.
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, informou nesta terça-feira que solicitou a atuação das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, no cumprimento da decisão judicial no garimpo.
O governo disse que enviou um ofício, no último dia 15 de outubro, à presidente Dilma Rousseff, ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e ao juiz Francisco Antônio de Moura Junior.
Garimpeiros têm trabalhado na Serra da Borda
sem autorização. (Foto: Reprodução / TVCA)
Garimpeiros têm trabalhado na Serra da Borda sem autorização. (Foto: Reprodução / TVCA) Para o governador, o trabalho em conjunto dos órgãos estaduais e federais evitaria um esforço demasiado e concentrado da PM para o atendimento da medida judicial. Taques ainda lembrou que a operação deve ser prolongada – primeiro com a desocupação, seguindo com a manutenção/reintegração de posse.
O caso
A descoberta de jazidas de ouro entre as serras da Borda e Santa Bárbara começou a movimentar a região da cidade de Pontes e Lacerda nos últimos dois meses. Contudo, nos últimos 20 dias o volume de garimpeiros e 'aventureiros' chegando ao local se intensificou após notícias comparando o garimpo ao de Serra Pelada, no Pará.
Imagens de pepitas de ouro circularam pelas redes sociais e aplicativos de celulares, fomentando ainda mais a fama do garimpo. Segundo a própria Justiça Federal, cerca de cinco mil pessoas de vários estados estão na região em busca de ouro fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário